Correio Popular Notícia



ESTADUAL
Deputada institui Dia da Mulher Camponesa

Data da notícia: 2023-07-26 10:38:49
Foto: Antônio Lucas
Cláudia de Jesus escolheu o dia 14 de julho para marcar o reconhecimento às famílias que atuam no campo

Na luta pela valorização das mulheres camponesas e seu papel essencial na sociedade, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) obteve uma vitória com a aprovação do Projeto de Lei (PL) 102/23, que institui o Dia Estadual da Mulher Camponesa em Rondônia. A data, a ser celebrada anualmente em 14 de julho, agora faz parte do Calendário Oficial do Estado, reconhecendo o trabalho e a contribuição dessas mulheres como líderes, defensoras de direitos e gestoras de suas lavouras.

“É um avanço importante na valorização e no reconhecimento das mulheres camponesas, que desempenham um papel fundamental nas atividades rurais e no desenvolvimento socioeconômico de Rondônia. Elas são protagonistas ativas na agricultura, apresentando propostas de políticas públicas, lutando por seus direitos e contribuindo para o fortalecimento da produção agrícola do estado”, ressaltou a deputada.

Cláudia de Jesus afirmou que é necessário instituir políticas públicas e programas governamentais direcionados para apoiar e incentivar o trabalho das mulheres camponesas. Ela ressaltou a importância de valorizar suas atividades e garantir que elas recebam o apoio necessário para prosperar em suas lavouras. No município de Jaru, em julho de 2023, foi realizada a 7ª edição da Festa Camponesa, evento que contou com a participação da deputada e reuniu cerca de 40 municípios e se tornou o maior encontro do campesinato no estado.

Com o tema “Democracia e Esperança: Produzindo Alimentos Saudáveis e Justiça Social na Amazônia”, a festa proporcionou um espaço para troca de experiências, reflexão e valorização das mulheres camponesas, que são fundamentais para a segurança alimentar e a preservação das tradições rurais. O dia 15 de outubro, tradicionalmente, tem sido comemorado como o Dia Mundial da Trabalhadora Rural, para os Movimentos Campesinos é o Dia Mundial da Mulher Camponesa.

Calcula-se que pelo mundo as mulheres camponesas representam mais de que um quarto da população, porém a Terra, que é seu principal meio de trabalho e autossustento, apenas 2% é de propriedade feminina e recebem só 1% de todo o crédito destinado para a agricultura.

Fonte: Alero






Noticia vista 1489 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.