Correio Popular Notícia



JI-PARANÁ
Encerramento de lixões é debatido em Ji-Paraná

Data da notícia: 2023-08-24 17:17:37
Foto: Suélen Grego da Silva
Representantes dos municípios acompanharam a apresentação dos técnicos da Sedam

Com o intuito de apresentar uma normativa que regule o encerramento, a remediação e gestão de resíduos sólidos nos municípios, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), realizou em Ji-Paraná, nos dias 22 e 23 de agosto, um encontro técnico para discutir o assunto. O debate foi realizado pela Coordenadoria de Licenciamento e Monitoramento Ambiental (Colmam) e Escritório Regional de Gestão Ambiental (Erga) de Ji-Paraná, em parceria com o Consórcio Intermunicipal da Região Centro Leste do Estado de Rondônia (Cimcero) e do Ministério Público de Rondônia (MP-RO).

Durante os dias do evento, representantes dos municípios acompanharam a apresentação dos técnicos da Sedam, que levaram para o encontro, uma proposta para encerramento dos lixões, discussão das peculiaridades da instalação de benfeitorias em área de lixão, e alternativas para os resíduos de galhos e podas, e resíduos da construção civil.

De acordo com o governador Marcos Rocha (União Brasil), o encontro representou a preocupação dos municípios para acabar com a disposição inadequada de resíduos. “O governo está fazendo a sua parte, reunindo os gestores municipais para discutir o encerramento dos lixões e apresentando uma normativa, que após discutida pelos municípios, pode definir as ações adequadas para serem implantadas, e assim vamos melhorar”, disse.

Termo de Referência

Para o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, a cooperação dos órgãos envolvidos no evento foi fundamental para o sucesso do encontro. “Durante esses dias, a Sedam apresentou o Termo de Referência, dando apoio técnico para o encerramento dos lixões nos municípios. As parcerias com outros órgãos e entidades vão contribuir para que possamos acabar de vez com esse mal que prejudica o meio ambiente, poluindo nosso lençol freático e comprometendo nosso solo”, destacou. O coordenador da Colmam, Rodrigo Queiroz Papafanurakis destacou a importância da apresentação do documento, seguida de uma discussão detalhada por parte dos representantes dos municípios.

Fonte: Adenilson Florentino - Assessoria






Noticia vista 1523 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.