Correio Popular Notícia



MODELO
Seminário discute integração de combate ao câncer

Data da notícia: 2023-08-30 10:40:45
Foto: Will Shutter/Câmara dos Deputados
Segundo a autora da proposta, deputada Silvia Cristina, as discussões abordarão temas atuais sobre a doença

Por iniciativa da deputada federal Silvia Cristina (PL), a Câmara dos Deputados realiza, durante três dias, um seminário sobre a integração das Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e dos Centros de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon). O evento iniciou na terça-feira (29) e vai até quinta-feira (31), no auditório Nereu Ramos. “Será um momento de discussão ampla do modelo de gestão, do acesso à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento do câncer, além de abordarmos a padronização dos procedimentos e o uso de novas tecnologias na oncologia”, explicou Sílvia Cristina.

O seminário é organizado pela Comissão de Saúde e pela Comissão Especial de Combate ao Câncer no Brasil. Sílvia Cristina é a relatora da Comissão Especial. Oncologistas e gestores de hospitais e entidades de saúde vão participar do evento. Entre os convidados estão a ministra da Saúde, Nísia Trindade; e o presidente do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Roberto Gil.

As discussões terão início às 8 horas, no auditório Nereu Ramos, e vão abordar o acesso à prevenção, ao diagnóstico e tratamento, além das tecnologias usadas na oncologia. Os debates prosseguem na quarta e quinta-feira. Nesta quarta-feira, os abrem com o tema “Financiamento oncologia (8h-9h45), Incorporação de novas tecnologias - medicamentos (10h15-12h), Regionalização e regulação (14h-15h45), Incorporação tecnologias em saúde - equipamentos e dispositivos (16h15-18h).

Os trabalhos seguem, na quinta-feira, com as palestras sobre Integração dos Centros e Unidades especializadas em oncologia Cacons e Unacons, Oncologia - A importância da reabilitação - uma adesão à nova política (10h15-12h), A judicialização na oncologia (14h-15h45), Cacons e Unacons - reconhecimento de quem faz (16h15-18h). Segundo Silvia Cristina, o seminário deverá produzir boas propostas para desenvolver um plano nacional para favorecer as pessoas portadoras de câncer. “Principalmente, quando tratamos de alta complexidade, prioridades devem ser relacionadas”, admitiu a parlamentar.

Fonte: Agência Câmara






Noticia vista 1429 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.