Correio Popular Notícia



REGIÃO NORTE
Rondônia é 1º no ranking dos estados doadores de órgãos

Data da notícia: 2023-09-13 17:31:59
Foto: Assessoria
O estado rondoniense teve um aumento de 122% no número de doadores em potencial

Segundo o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT) da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, Rondônia teve um aumento de 122% de doadores em potencial, em 2023, se tornando o primeiro estado no ranking da região Norte. No mês de conscientização de doação de órgãos, instituído como Setembro Verde, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) tem despertado para a importância do ato. “O aumento expressivo das notificações de potenciais doadores e do número de doações efetivas em nosso estado é reflexo de um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo desses quase 12 anos de existência do serviço de doação de órgãos em Rondônia. Agora, devemos focar em dois aspectos importantes: reduzir o número de recusa familiar e melhorar ainda mais a qualidade do nosso processo de trabalho”, explicou a coordenadora do Serviço de Transplantes, Renata Restier

Comparando as taxas de doação por região, as de 2019 (pré-pandemia) com as deste semestre, de janeiro a junho de 2023, não houve alteração significativa nas regiões Sul (aumentou 0,3%) e Nordeste (diminuiu 1,5%) e aumentou nas regiões Sudeste (7,1%), Centro-Oeste (14%) e Norte (57%), segundo dados do RBT. Desde a criação do serviço de transplantes em Rondônia, em 2014, foram realizados 793 transplantes e captações. Atualmente, são mais de 100 pacientes que aguardam na fila para o transplante de tecido ósseo e com o início do serviço. Todo o material para o procedimento, como ossos, tendões, meniscos e cartilagens, será fornecido pelo banco de tecidos do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into).

Instituído como mês verde, setembro se tornou o símbolo nacional da importância da doação de órgãos. Diante disso, a Sesau promove, durante a campanha, ações nas unidades de saúde de conscientização para a população e servidores, com o objetivo de estimular a conversa entre familiares para o consentimento da doação.

Fonte: Secom






Noticia vista 1128 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.