Jornal Correio Popular Notícia

1 DE MAIO
Trabalhos manuais representam cultura e histria de Rondnia

Data da notícia: 2019-04-30 18:26:03
Foto: Assessoria/Divulgao
Artesos rondonienses transformam simples matrias primas em grandes obras de arte

A riqueza cultural de Rondnia est presente em diversos tipos de manifestaes artsticas. O artesanato, assim como outros segmentos culturais, representa a relao do homem com sua histria e tradio. Pelas mos de trabalhadores manuais, simples matrias primas, aliada a grandes ideias, se transformam em verdadeiras obras de artes, registrando o modo de ser e viver do povo rondoniense.
Com cerca de 10 mil artesos em Rondnia, a arte revelada no barro, na madeira, nas fibras, palhas, no couro e tantos outros materiais. No dia 1 de maio, dia em que comemorado o Dia do Trabalhador, destacamos alguns exemplos de trabalhadores que utilizam o artesanato como fonte de renda e superao.
O artesanato por ser constitudo por diversas prticas e artes manuais, funciona tambm como ferramenta de reintegrao e motivao para pessoas que deixaram de encontrar inspirao ao longo da vida, seja devido s perdas, mudanas, traumas sofridos ou at mesmo idade.
Hoje, com um sorriso estampado no rosto, Maria do Socorro lembra os dias difceis que passou na vida at se transformar em artes. H 15 anos, eu perdi meu pai e, logo aps, meu irmo. Meu mundo veio abaixo. Mergulhei em uma depresso e pensei que seria meu fim. Um dia, fui fazer uma visita ao meu cardiologista e ele me disse que teria que ocupar meu tempo e sair de casa para ter uma vida social como antes. Ento, busquei abrigo em um amigo, pois j no aguentava tanta solido. E foi o seu Flix, arteso, quem me ajudou e me ensinou os primeiros passos do artesanato. Desde ento, essa arte tomou conta do meu ser. Posso dizer que o grande amor da minha vida o artesanato, lembrou.
Com criatividade de sobra e uma grande diversidade de referncias, a produo artesanal rondoniense se mostra cada vez mais interessante, pois traz referncias da histria regional nas peas da Maria Fumaa produzidas na Feira do Sol ou, at mesmo, a miniatura do Forte Prncipe da Beira, feita em Ji-Paran.
Amo essa arte e no me vejo sem o artesanato. O artesanato faz parte da minha vida. No dia a dia ou estou vendendo ou estou produzindo. Isso ganha um reforo, pois meu marido tambm arteso e l em casa temos um mundo encantado em nossas conversas criativas. Aqui, na Feira do Sol, o mais bonito o companheirismo que a gente tem com os colegas artesos. Ns somos uma famlia. Aqui uma mo lava a outra. A ajuda vai desde a venda das peas do colegas at a ajuda na confeco de uma pea, garantiu Maria de Nazar Estevo, 57 anos e artes desde os 13 anos.

ARTE E MEIO AMBIENTE
A palavra lixo costuma ser usada de modo equivocado. A maior parte dos materiais que chamamos de lixo so resduos que podem ser reutilizados ou reciclados. Criar peas artsticas a partir de materiais descartados uma prtica que acontece em Rondnia h anos e vem contribuindo para o meio ambiente. O segmento do artesanato pode oferecer oportunidade para gerao de emprego e renda.

Fonte: Assessoria

Notícia vista 1150 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.