] Jornal Correio Popular
Ji-Paraná(RO), 09/05/2021 - 00:48
JORNAL CORREIO POPULAR DE RONDôNIA - Fone: 69-3421-6853 - E-mail: redacao@correiopopular.com.br


ADIADO
Avaria técnica causou atraso no lançamento de nanossatélite

Data da notícia: 2021-03-20 19:59:11
Foto: MCTI/divulgação
Nanossatélite NanoSatC-Br2 será lançado a partir do Cazaquistão.

Uma falha técnica foi identificada no foguete Soyuz-2.1A momentos antes da previsão de lançamento, que deveria ter acontecido às 3h07 deste sábado (20), informou a agência espacial russa Roscosmos - responsável pelo foguete e pelo Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

Pelas redes sociais, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, se manifestou sobre o reagendamento. “Segurança em primeiro lugar sempre!”, frisou o ministro. O ministro disse que "o lançamento do nosso NanoSatC-Br2 está PREVISTO agora para 22 de março às 3h07 do horário de Brasília (madrugada de domingo para segunda). Em um novo comunicado emitido hoje, a @RoscosmosOfficial reportou que uma falha técnica foi detectada durante os testes do veículo lançador Soyuz-2.1a no Cosmódromo de Baikonur na manhã de 20 de março de 2021. Após a análise dos reportes por parte das equipes técnicas, os membros da comissão optaram por reagendar o lançamento para 22 de março de 2021 mantendo o mesmo horário inicial. Lembrando que esta data e horário podem mudar caso novas anomalias sejam detectadas nos novos testes que serão realizados. Segurança em primeiro lugar sempre! Fique atento a nossas redes que estaremos anunciando em breve o novo horário da nossa transmissão no YOUTUBE.COM/MCTIC/LIVE. Confie na Ciência, Tecnologia e Inovações Brasileiras! Grande Abraço Espacial
Ministro Marcos Pontes".

A missão, que foi reagendada para às 3h07 da próxima segunda-feira (22), levará o nanossatélite brasileiro NanoSatC-Br2 para a órbita terrestre. A missão envolve Brasil, Rússia e outros 16 países - a maior parceria aeroespacial internacional para lançamentos de satélite registrada até hoje.

A Agência Brasil e a TV Brasil acompanharão, em transmissão ao vivo, a nova tentativa de lançamento do nanossatélite brasileiro.


Fonte: Agência Brasil


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.