] Jornal Correio Popular


Ji-Paraná(RO), 09/05/2021 - 00:45
JORNAL CORREIO POPULAR DE RONDôNIA - Fone: 69-3421-6853 - E-mail: redacao@correiopopular.com.br


EVENTO
Café no Museu convida o público a conhecer a história de Rondônia

Data da notícia: 2021-03-29 18:05:18
Foto: Assessoria/Divulgação
Em live transmitida pelas redes sociais, os convidados fizeram declarações de amor a Porto Velho e ao estado

Visitantes ilustres, sublimes lembranças, aceitação de desafios e compromissos. Nesse molde, a segunda edição do “Café no Museu” despertou mais as pessoas a conhecer a maior riqueza histórica e cultural do estado: o Museu da Memória Rondoniense (Memo).

Em live transmitida pelas redes sociais com o tema “Do Museu para a Vida”, os convidados de sexta-feira (26), fizeram declarações de amor a Porto Velho e ao estado, manifestando o sentimento de ver o público, depois da pandemia da Covid-19, subindo as escadarias do antigo Palácio Presidente Vargas para se inteirar do acervo documental, arqueológico e artístico ali depositado.

Por meio da Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), o chefe de equipe do Museu, e educador patrimonial, João Pedro Rabello ouviu os depoimentos da presidente da Fundação, Simone Catarina Bitencourt; da diretora do Memo, Liliane Sayonara de Melo Lima; e da ex-funcionária Alyne Mayra Rufino dos Santos, e da ex-estagiária, Rosinaira Gonzaga.

Rosinaira Gonzaga lembrou do seu começo na instituição, quando se inscreveu e estagiou no Memo. Agora ela fará mestrado em pesquisa no Museu Emílio Goeldi, em Belém (PA). “Depois, quero voltar e continuar estudando a nossa região”, disse.

Migração do acervo
Alyne Mayra contou que antes de trabalhar ali, esteve num resgate arqueológico em Altamira (PA). A convite da ex-diretora Ednair Nascimento, participou da migração de grande parte do acervo até então depositado no Prédio do Relógio devido enchente de 2014 no rio Madeira.

“Eu sempre quis trabalhar aqui, e nesse primeiro emprego realizei meu sonho de conhecer a professora Nazaré da Silva foi para mim um rico aprendizado todo dia, junto com seu Augusto e seu Luiz, sempre presentes, e se eu não passasse pela prática no museu, pouco aprenderia da tramitação de processos “, agradeceu.


Fonte: Secom


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.