] Jornal Correio Popular
Ji-Paraná(RO), 08/05/2021 - 23:53
JORNAL CORREIO POPULAR DE RONDôNIA - Fone: 69-3421-6853 - E-mail: redacao@correiopopular.com.br


AGRONEGÓCIO
Reunião na Alero debate situação do setor leiteiro

Data da notícia: 2021-04-20 18:47:03
Foto: 4cp1-31.jpg
A reunião especial foi proposta pelo deputado Lazinho da Fetagro e presidida pelo deputado Chiquinho da Emater

(Da Redação) A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) realizou, segunda-feira (19), uma reunião especial da Comissão de Agricultura para tratar da cadeia produtiva do leite. A sessão foi presidida pelo deputado Chiquinho da Emater (PSB) e foi realizada de forma presencial e por videoconferência com a participação de deputados estaduais, de representantes do governo e da cadeia produtiva do leite (produtores e indústria).

De acordo com o deputado Lazinho da Fetagro, (PT), autor da proposta da reunião, a situação enfrentada pelos produtores de leite do estado é caótica, por terem o preço do produto entregue aos laticínios reduzido de forma brusca, sem nenhum aviso prévio. Isso inviabiliza a atividade, uma vez que o custo da produção é maior do que o valor pago atualmente.

O presidente da Alero, Alex Redano (Republicanos), afirmou que a reunião era aguardada pelos produtores. “Uma das maiores cobranças que os deputados têm recebido, por meio de visitas de produtores e das redes sociais. Agricultores estão se mobilizando e cobrando apoio para essa questão, que gera prejuízos em toda a cadeia produtiva do leite, que é parte importante de nossa economia”.

O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon), Hélio Dias, afirmou que não há outra alternativa para o produtor rural a não ser parar, se o valor não for reajustado. Segundo ele, a indústria de processamento de leite de Rondônia, que recebe incentivos do governo estadual, não vem cumprindo com o seu papel em retribuição aos incentivos recebidos, não conversa com o produtor e parece não querer resolver o problema.

O secretário estadual de Agricultura, Evandro Padovani, declarou que “os pequenos produtores de leite estão constrangidos, com a falta de diálogo com os laticínios. Também estou indignado. O único que fala com o governo e o setor produtivo é o empresário Pedro Bertelli, reconheço a sua coragem de sentar à mesa e dialogar. Minha indignação, enquanto secretário, com os demais empresários de laticínios de Rondônia, que sequer dialogam com o governo e o setor produtivo”. Com informações da Alero.


Fonte: Assessoria/Divulgação


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.