] Jornal Correio Popular
Ji-Paraná(RO), 09/05/2021 - 01:16
JORNAL CORREIO POPULAR DE RONDôNIA - Fone: 69-3421-6853 - E-mail: redacao@correiopopular.com.br


INOVAÇÃO
Vara do Trabalho de Ji-Paraná é a primeira 100% digital em todo país

Data da notícia: 2021-04-29 18:16:52
Foto: Assessoria/Divulgação
Equipe realiza os trabalhos de maneira remota, desde o início da pandemia

Presidida pelo juiz federal do Trabalho Carlos Antônio Chagas Júnior, a 1ª Vara do Trabalho de Ji-Paraná, foi elevada ao status de 100% digital, por meio da Portaria GP Nº 0338, de 23 de abril de 2021, assinada pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT14), tribunal cuja abrangência alcança os Estados de Rondônia e Acre.

A vara trabalhista já vinha funcionando em sistema remoto, desde o início da pandemia no ano passado. A nova modalidade de trabalho não afetou o rendimento da equipe, que sempre se destacou no TRT14, pelo contrário, trabalhando remotamente, verificou-se o aumento das audiências, resultando na ampliação de acordos e, consequentemente, a redução de tempo para a resolução das demandas na seara da Justiça do Trabalho.

Carlos Chagas foi também o idealizador da primeira sala de audiência humanizada do Brasil. Nela, as partes litigantes e advogados se sentem mais à vontade para acordos e decisões, já que o espaço foi preparado fugindo do aspecto forense, para que o cidadão comum tenha mais liberdade perante o juízo que o representa.

“A pandemia, fora todas as mazelas, trouxe um avanço de anos, no uso da tecnologia como incremento e melhoria da prestação jurisdicional.
Com a implantação das audiências virtuais, o acesso ao jurisdicionado passou a ser efetivo, evitando perda de tempo com deslocamentos desnecessários e espera para as audiências. Os advogados passaram a poder realizar as audiências e entrar em contato com a secretaria e com o próprio magistrado, de seu próprio escritório, por meio do balcão virtual.

Com experiência de mais de um ano nesse modelo, ao qual tivemos que nos adaptar por conta da pandemia, vimos que o Poder Judiciário trabalhista incrementou suas atividades levando justiça e efetividade ao cidadão” ponderou o magistrado Carlos Chagas.

Com a instalação do Núcleo de Atendimentos e Atermação Virtual (Naav) do TRT14, o Poder Judiciário entra em uma nova era, e com segurança para as partes, com a garantia da incomunicabilidade das testemunhas, por intermédio da sala de audiências passivas, com isso, resultará em mais economia para quem busca guarida na Justiça do Trabalho e mais celeridade nas ações desenvolvidas pelo tribunal.


Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.