] Jornal Correio Popular
Ji-Paraná(RO), 19/05/2022 - 17:36
JORNAL CORREIO POPULAR DE RONDôNIA - Fone: 69-3421-6853 - E-mail: redacao@correiopopular.com.br


COOPERAÇÃO
Sedam reforça compromisso sobre mudanças climáticas

Data da notícia: 2022-04-27 18:26:21
Foto: Assessoria/Divulgação
O acordo para reduzir as emissões de gases do efeito estufa foi assinado nesta semana pelo governo de Rondônia

Reafirmando o compromisso com a agenda ambiental, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), assinou memorando de entendimento (MoU) Coalizão Under2 e Net Zero 2050, para reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEEs).

O termo prevê soluções para a criação de oportunidades e benefícios econômicos com projetos sustentáveis.

A Under2 Coalition é uma comunidade global de governos estaduais e regionais comprometidos com a ação climática alinhada com o Acordo de Paris. O The Climate Group atua como Secretariado da Coalizão Under2. Desde 2015, o governo de Rondônia é signatário da Coalizão Under2, um documento que detalha e firma o compromisso de cada um de seus integrantes com o planeta.

Na proposta, a Sedam reafirmou os compromissos assumidos nos tópicos de interesse de cooperação entre as partes, em compatibilidade com a realidade do estado, a fim de que as metas previstas e almejadas sejam devidamente planejadas e executadas. No caso de Rondônia, a expectativa é que mais projetos possam ser desenvolvidos e que novos recursos/financiamentos possam ser captados, visando tornar o estado cada vez mais referência no desenvolvimento sustentável no Brasil.

O memorando prevê cooperação em ações em áreas como energia, indústria pesada, tráfego e transporte, natureza e uso da terra, ciência e tecnologia, poluentes climáticos de curta duração e monitoramento. Em 2021, a Sedam captou recurso deste mesmo fundo para implementação de projetos ambientais, como o Luz para Educação que visou a instalação de sistema de energia solar fotovoltaica na Escola Municipal João da Mata (tornando a geração de energia da escola 100% renovável).

As ações do projeto Luz para Educação tratam da transição energética e consequentemente a redução de emissões devido à redução do consumo de diesel, dando início a discussão e ações práticas de soluções para a conservação dos serviços ambientais, vem combinado a demais ações implementadas pelo Estado nas Unidades de Conservação. “Este recurso foi proveniente do Future Fund da Coalização Under2, secretariado pelo The Climate Group.

Com esse recurso e com o apoio dos parceiros, garantimos à escola o fornecimento de 100% de energia renovável e melhor qualidade de vida para a comunidade da Reserva Extrativista Estadual do Rio Pacaás Novos” reafirmou o assessor especial de Políticas Públicas e Governança Climática, Diogo Martins Rosa.


Fonte: Sedam


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.