] Jornal Correio Popular


Ji-Paraná(RO), 19/05/2022 - 17:35
JORNAL CORREIO POPULAR DE RONDôNIA - Fone: 69-3421-6853 - E-mail: redacao@correiopopular.com.br


157 ANOS
RO comemora o aniversário de Cândido Mariano Rondon

Data da notícia: 2022-05-05 18:47:17
Foto: Assessoria/Divulgação
Em 5 de maio, aniversário de Cândido Rondon, é comemorado o Dia Nacional das Comunicações

O governo de Rondônia, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT), escolas e unidades do Exército Brasileiro comemoram ontem, 5 de maio, o Dia Nacional das Comunicações, data que homenageia o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.

Nascido 157 anos atrás, em Sesmaria do Morro Redondo (atual Mimoso no Pantanal mato-grossense), Cândido Mariano da Silva Rondon foi um dos principais pioneiros na difusão dos sistemas de comunicação no Brasil.

A integração mundial das redes de comunicação é uma das principais características da sociedade capitalista, que consolida o avanço do processo de globalização.

Uma mensagem com pouco texto transmitida pelo Código Morse no telégrafo do século passado; demorava horas para chegar ao destino, hoje o telefone celular faz isso em segundos.

Antônio Cantanhêde comentava, em 1950. As atividades do antigo Departamento dos Correios e Telégrafos em Porto Velho:
“Os serviços da Repartição Postal eram efetivados por homens e mulheres (…) conta a diretoria com o valioso concurso de algumas senhorinhas e jovens estafetas e telegrafistas que cumprem patrioticamente com os seus deveres, nesse departamento da Administração Pública Federal, de fins antes altruísticos que econômicos”.

Lembrando que no início do século XX, Rondon recebeu o desafio de estender as linhas telegráficas do Mato Grosso à Amazônia, precisamente de Cuiabá ao Acre, cerca de dois mil quilômetros.

“Essa missão não efetivou apenas a vitória da comunicação por meio dessa extensão dos telégrafos da então Repartição Postal subordinada ao Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas, um dos tantos nomes que a atual Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos recebeu desde 1663, quando foi criado o Correio-mor”.


Fonte: CCS


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.