Jornal Correio Popular


URU-EU-WAU-WAU
Desmatamento, invasões e pesca ilegal são flagrados

Data da notícia: 2022-06-29 18:33:08
Foto: Assessoria/Divulgação
Operação S.O.S URU contra crimes ambientais na Terra Indígena

Foi deflagrada nesta terça-feira (28), a segunda fase da Operação S.O.S URU para combater crimes ambientais na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau em Rondônia. A ação é feita pela Polícia Federal (PF), com apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Polícia Militar (PM).

A ação foi organizada após a Polícia Federal (PF) receber denúncias de que criminosos estariam retomando as atividades de extração ilegal de madeira e invasão de terras após a deflagração da Operação SOS URU em novembro de 2021.

Essa nova ação é realizada com três frentes de atuação: fiscalização terrestre, com sobrevoos e com incursões em rios navegáveis na região. Durante os sobrevoos foram encontrados vários pontos de desmatamento com árvores derrubadas no interior da terra indígena. Também foi visto um acampamento improvisado e motos utilizadas no deslocamento interno dos infratores.

Durante as fiscalizações fluviais também foram flagradas pescas ilegais em um rio da Terra Indígena.

Tudo que seria usado na prática de infrações ambientais foi inutilizado pelos agentes ambientais. As investigações em andamento tramitam na Delegacia de Polícia Federal em Ji-Paraná (RO).


Fonte: G1/RO


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.