Jornal Correio Popular


AÇÕES EDUCATIVAS
Sedam orienta população para os perigos das queimadas à saúde

Data da notícia: 2022-08-08 18:17:19
Foto: Assessoria/Divulgação
Técnicos da Sedam realizam ações de conscientização sobre queimadas

Campanhas educativas estão acontecendo em todo o estado, sendo realizadas pelo governo, por meio da Secretária de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), para orientar a população acerca dos riscos e consequências perigosas das queimadas ao meio ambiente.

Com o período de estiagem, em que o clima fica mais seco, o risco do fogo se propagar é ainda maior. Além disso, há risco quanto à saúde, agravando doenças respiratórias, como bronquite e asma. Neste sentido, também é realizado todo trabalho, levando orientação sobre cuidados básicos como beber bastante água e manter os ambientes umidificados, com o uso de vaporizadores, bacias com água ou toalhas molhadas.


Ações Preventivas

Para alcançar o maior número de pessoas, atividades estão sendo realizadas com o apoio dos escritórios regionais da Sedam, do Corpo de Bombeiro, entre outros parceiros, que destacam os principais cuidados necessários para impedir as queimadas.

As localidades são escolhidas conforme dados fornecidos pelo monitoramento diário dos pontos de queimadas e desmatamento no estado, feito pela Coordenadoria de Geociências da Sedam, via satélite.

Neste momento, a Coordenadoria de Educação Ambiental da Sedam está trabalhando para alertar a população sobre os prejuízos que causam danos à fauna e flora.


Orientações

Outras orientações que devem ser seguidas pela população com a finalidade de evitar queimadas ou quando elas estiverem ocorrendo nas proximidades, de forma a aumentar a qualidade do ar, são:

Aumentar a ingestão de água e líquidos ajuda a manter as membranas respiratórias úmidas e, assim, mais protegidas; Nunca atirar cigarros ou fósforos acessos na vegetação; Não acender fogueiras; Fechar as janelas e as portas de uma casa pode conferir alguma proteção contra a fumaça, devendo ser avaliado com cautela.

Ao fechar a residência, os moradores devem evitar atividades extenuantes que façam com que respirem de maneira mais intensa.
Ao identificar focos de incêndios, avise ao Corpo de Bombeiros, por meio do contato 193.

Fonte: Assessoria

Notícia vista 11964 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.