Jornal Correio Popular


CIDADE EMPREENDEDORA
Sebrae-RO realiza reunião para reforçar atuação municipalista

Data da notícia: 2022-09-16 18:57:08
Foto: Assessoria/Divulgação
A ação visa promover o desenvolvimento dos territórios e aproximar a instituição dos municípios rondonienses

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizou, na quarta-feira (14), no município de Pimenta Bueno, uma reunião com o prefeito Arismar Araújo e fez a entrega da homenagem Líderes da Amazônia. O Sebrae em Rondônia reforçou sua atuação municipalista, que visa promover o desenvolvimento dos territórios, e estabeleceu uma aproximação institucional junto aos municípios, dentro do que preconiza a estratégia do Programa Cidade Empreendedora e Inovadora.

A reunião realizada teve como enfoque nas atuações convergentes junto às estruturas de consórcios intermunicipais, e o Sebrae, em Rondônia, cumpriu agenda oficial e reforçou parceria com o prefeito Arismar Araújo, que também está à frente de uma iniciativa de consórcio interfederativo, o CindeRondônia.

O Programa Cidade Empreendedora e Inovadora é uma iniciativa do Sebrae Rondônia criada para buscar um ambiente que favoreça o desenvolvimento dos pequenos negócios para estimular o empreendedorismo e promover a competitividade empresarial, contribuindo com o crescimento econômico do estado. São dez eixos que sustentam o programa: Gestão Municipal, Liderança, Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Educação Empreendedora, Inclusão Produtiva, Marketing Territorial e Setores Econômicos, Cooperativismo e Crédito, Inovação e Sustentabilidade.

Consórcios intermunicipais são parcerias entre municípios para a realização de ações conjuntas, incrementando a qualidade dos serviços públicos prestados à população. Surgiram como forma de superar a atomização de municípios e recobrar escalas produtiva e financeira adequadas. Em Rondônia, temos o Consórcio Intermunicipal da Região Centro Leste do estado de Rondônia (Cimcero), criado em 1997.

O Consórcio Interfederativo da região Norte, o CindeRondônia, foi criado em fevereiro de 2022 com a finalidade de viabilizar políticas públicas de complexa execução, a exemplo de obras de infraestrutura, e conta com a participação de 28 municípios e o governo estadual. Entre as soluções propostas pela formação do consórcio estão as áreas de engenharia, compras públicas, captação de recursos, planejamento urbano, agricultura e outras que exigem maior esforço pelas gestões.

A entrega da homenagem Líderes da Amazônia ao prefeito e presidente eleito do CindeRondônia, Arismar Araújo, foi feita pelo diretor superintendente em exercício do Sebrae em Rondônia, Samuel Almeida. Ele recebeu a homenagem pelo notório trabalho de desenvolvimento que está realizando no município de Pimenta Bueno.

“É importante mergulharmos neste modelo exitoso de consórcios intermunicipais, sendo que otimiza tempo, recursos e pessoal técnico. O Sebrae está apoiando essa iniciativa para continuar promovendo desenvolvimento. Além disso, homenageamos o prefeito Araújo, que tem aberto as portas de Pimenta Bueno ao Sebrae para atuarmos de maneira sinérgica e com propósito. Araújo é, merecidamente, um dos Líderes da Amazônia”, afirmou o diretor superintendente.

Fonte: Sebrae

Notícia vista 1761 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.