Jornal Correio Popular


DESEMPENHO
Agevisa destaca ações de prevenção à saúde pública

Data da notícia: 2022-12-23 18:15:26
Foto: Assessoria/Divulgação
O controle da malária foi um dos principais temas debatidos pela agência em 2022

No ano de 2022, o governo de Rondônia realizou, por intermédio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), ações de promoção e prevenção à saúde, como foco na vigilância em saúde ambiental, epidemiológica, sanitária, e do trabalhador. Além de atividades pontuais como campanhas de vacinação, de controle e erradicação de agravos, a Agevisa geriu informações que nortearam políticas públicas de combate e atenção a doenças como a Covid-19, monkeypox e a dengue.

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander, Gregório de Lima, afirmou que a agência acumula atividades governamentais articuladas com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), secretarias municipais de saúde, em parceria com entidades filantrópicas e organizações de controle social, e desenvolve ações nos 52 municípios rondonienses.

“Temos ações realizadas em parceria com entidades e organizações civis reunidas como a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), NHR Brasil, Associação Beradeiro, Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), ainda com prefeituras e outras unidades vinculadas à saúde que garantiram ampliação do atendimento de serviços a comunidades ribeirinhas, quilombolas e de difícil acesso”, garantiu.

Para manter o controle das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, a Agevisa realizou campanhas de mídia orientando a limpeza doméstica semanal como forma de eliminar criadouros, emitiu boletins epidemiológicos para monitoramento e acompanhamento situacional das arboviroses nos municípios, bem como promoveu capacitações com servidores de mais de 30 municípios.

A malária foi a principal pauta discutida entre técnicos de saúde da agência durante reunião de avaliação, em que foram abordadas as “Estratégias de diagnóstico e tratamento”, com base no Plano Nacional de Eliminação da Malária, lançado pelo Ministério da Saúde do Governo Federal. No Plano Nacional de Eliminação da Malária, do governo federal, existem metas para a eliminação da doença até 2025.

Fonte: Secom

Notícia vista 12892 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.