Jornal Correio Popular


CUIDADOS
Corpo de Bombeiros alerta para o manuseio de fogos

Data da notícia: 2022-12-27 18:26:19
Foto: Assessoria/Divulgação
É preciso redobrar a atenção para evitar acidentes que podem provocar queimaduras, amputações ou perda da audição

Faltando quatro dias para o réveillon, os fogos de artifício nos céus, podem ser um grande perigo quando ainda estão no chão. Por isso, é preciso redobrar os cuidados para evitar acidentes, pois os danos causados podem ser irreversíveis, que vão desde queimaduras, amputações de membros e até mesmo, perda da audição.

A diretoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) faz orientações à população para que nesta época de confraternização e alegria, não acabe em dor e sofrimento.

“Os fogos de artifício, costumeiramente, são soltos por pessoas inabilitadas, o que aumenta a possibilidade de acidentes. Mesmo sendo um material menos potente, existe um grande potencial de causar queimaduras e machucar quem solta os fogos ou pessoas que estão ao redor”, esclareceu o diretor substituto, Jailton Pinheiro.

Caso o cidadão esteja em alguma confraternização, deve ficar atento a algumas recomendações. Nunca solte fogos em ambientes fechados, e quando o fizer em locais abertos, atente para sua segurança de outras pessoas próximas, e obedeça rigorosamente às instruções da embalagem.

Para a queima de rojões, utilize um suporte adequado e o mantenha fora do alinhamento do corpo, bem como a projeção inclinada para uma área segura. Evitar acender bombas na mão, utilize uma base segura e o acenda com segurança, não coloque o artefato em bolsos e evite a ingestão de bebida alcoólica antes de manusear fogos de artifício.

Nos shows pirotécnicos, os fogos montados em grupos conhecidos como baterias com disparos repetidos e simultâneos, se caracterizam como shows pirotécnicos e só devem ser realizados por profissionais habilitados, denominados “Blasters”, pois são técnicos na área e com formação para atuarem com esses materiais.

Nos animais, os principais problemas causados em decorrência do barulho de fogos de artifício, são reações comportamentais como estresse e ansiedade. Há casos que se resolvem apenas com o uso de sedativos ou podem culminar em danos físicos e até morte.

Fonte: Secom

Notícia vista 12657 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.