Jornal Correio Popular


RIO MADEIRA
Chaves sanciona lei sobre passeios de barcos

Data da notícia: 2023-01-13 17:53:21
Foto: Assessoria/Divulgação
O prefeito Hildon Chaves sancionou lei que torna passeios de barcos no rio Madeira patrimônio da natureza do município

Um dos maiores atrativos turísticos de Porto Velho, os passeios de barcos pelas águas do rio Madeira, ganhou nesta semana mais importância e reconhecimento do poder público.

Na terça-feira (10), o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (União Brasil), sancionou a Lei nº 3.009 de 10 de janeiro de 2023, tornando o passeio de barco pelo rio Madeira patrimônio cultural de natureza imaterial do município.

Conforme o texto do artigo 1º da lei, “fica reconhecido como patrimônio cultural e imaterial do Município de Porto Velho, o tradicional passeio de barco pelo rio Madeira, pelo seu reconhecido valor histórico e cultural”.

O secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Glayce Bezerra, afirmou que a lei não apenas reforça o ponto de vista turístico para a cidade, mas também o significado histórico, já que Porto Velho teve início na margem do rio Madeira, no período da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. O passeio no rio Madeira faz parte do Circuito Beradeiro (circuito turístico) mapeado pela Semdestur.

“Para a Semdestur, é motivo de muito orgulho ter o reconhecimento dessa atividade turística como patrimônio cultural e imaterial do nosso município.
Um dos mais importantes pontos turísticos de Porto Velho, que faz parte da nossa história, nossa cultura, consolidado no nosso Circuito Beradeiro.
Vivenciar o pôr do sol, nos passeios de barco no rio Madeira, é contemplar riquezas que não devem e jamais serão esquecidas”, destacou.

O presidente da Associação dos Barcos de Turismo e Flutuantes do Rio Madeira, Marcos Barroso Passos, disse que a lei é de grande importância, tanto para o reconhecimento de um dos principais pontos turísticos de Porto Velho e de Rondônia quanto para os profissionais que se dedicam há vários anos nessa atividade.

Ele afirmou ainda que a lei representa a abertura de novas portas para o trabalho e mais oportunidades na geração de emprego e renda, além da valorização da atividade profissional. “Tenho o maior prazer em mostrar as nossas belezas naturais para os turistas e as pessoas daqui também”, acrescentou.

Os passeios acontecem de segunda a sexta-feira, das 16h às 18h. Aos sábados e domingos, das 9h às 18h. Tendo público suficiente, os barcos saem no intervalo de uma hora.

Fonte: SMC

Notícia vista 1925 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.