Jornal Correio Popular




15 MIL
Governo retoma o Mais Médicos com prioridade para brasileiros

Data da notícia: 2023-03-20 18:33:33
Foto: Assessoria/Divulgação
O governo federal afirmou que o programa é essencial para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde

O governo federal anunciou ontem (20), a retomada do programa Mais Médicos, com a abertura de 15 mil novas vagas.

Rebatizado de Mais Médicos para o Brasil, o programa, criado em 2013 e marcado pela contratação de médicos cubanos, passa a incluir outras áreas de saúde, como dentistas, enfermeiros e assistentes sociais, e promete priorizar profissionais brasileiros.

Do total de novas vagas neste ano, cinco mil serão abertas por meio de edital já neste mês de março.

As outras 10 mil serão oferecidas em formato que prevê contrapartida de municípios, o que, de acordo com o governo federal, garante às prefeituras menor custo, mais agilidade na reposição do profissional e condições de permanência nessas localidades.

O investimento é de R$ 712 milhões por parte da União apenas em 2023.

Durante cerimônia no Palácio do Planalto, a ministra da Saúde, Nísia Teixeira, destacou que o governo está empenhado em fortalecer o programa, classificado por ela como essencial para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para a sociedade brasileira.

“Sem a atenção primária, não teremos resolutividade e não avançaremos na política que precisamos, nos cuidados de alta e média complexidade”, disse, ao citar evidências consolidadas de que o programa, em seu primeiro momento, consegue prover profissionais em áreas mais vulneráveis, diminuindo índices como o de mortalidade infantil.

A previsão é que, até dezembro, cerca de 28 mil profissionais sejam fixados no país, sobretudo em áreas de extrema pobreza.

A estimativa é que 96 milhões de pessoas tenham a garantia de atendimento médico na atenção primária, considerada porta de entrada do SUS.

Esse primeiro atendimento, em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), permite o acompanhamento, a prevenção e a redução de agravos na saúde.

Podem participar dos editais do programa Mais Médicos para o Brasil profissionais brasileiros e intercambistas, brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com registro do Ministério da Saúde. Médicos brasileiros formados no Brasil terão preferência na seleção.

Fonte: Agência Brasil

Notícia vista 1957 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.