Jornal Correio Popular Notícia




REABILITAÇÃO
Projeto de cultura se torna patrimônio imaterial de RO

Data da notícia: 2023-09-25 17:44:56
Foto: Douglas Diógenes
Imagens do espetáculo “O Topo do Mundo” encenado pelo projeto Reabilitando pela Arte-Cultura de paz pela não-violência

O projeto “Reabilitando pela Arte – Cultura de paz pela não-violência”, conhecido pelos espetáculos “Bizarrus” e “O Topo do Mundo” foi reconhecido pelo governo estadual, por meio do Decreto nº 28.455, de 21 de setembro de 2023, como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Rondônia. Ele possui mais de 20 anos de existência e auxilia na reabilitação de apenados por meio do teatro. O parecer foi da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e aprovado pelo Conselho Estadual de Política Cultural. A decisão foi registrada no Livro de Expressões.

O projeto conhecido pelos espetáculos “Bizarrus” e “O Topo do Mundo” é promovido pela Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso (Acuda). A iniciativa existe desde 2000 e já ajudou na reabilitação de dezenas apenados por meio da arte teatral. O projeto da Acuda é desenvolvido em parceria com o governo de Rondônia, por meio das secretarias estaduais Justiça (Sejus), Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Educação (Seduc), Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), Ministério Público de Rondônia (MP-RO), Vara de execuções Penais e Conselho da Comunidade na Execução Penal.

O Decreto nº 27.147, de 11 de maio de 2022, instituiu o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial, reconhecendo as manifestações históricas e culturais que contribuíram e continuam auxiliando para a formação da identidade do povo rondoniense, promovendo a valorização artística e cultural. Em 2013, o projeto foi o vencedor do 2º Prêmio de Boas Práticas em Política Criminal e Penitenciária, promovido pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça,
A premiação reconhece e difunde boas experiências relacionadas à execução penal e à reintegração social em todo o país.

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.