Jornal Correio Popular Notícia



RECONHECIMENTO
RO possui três produtos com selo de indicação geográfica

Data da notícia: 2023-11-28 17:51:25
Foto: Assessoria
O café Robusta Amazônico, o tambaqui e o cacau são os produtos produzidos no estado que detêm o selo

Rondônia tem três produtos com selo de indicação geográfica reconhecidos pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). O registro de Indicação Geográfica (IG) é concedido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem. O café Robusta Amazônico da região Matas de Rondônia, o tambaqui do Vale do Jamari e o cacau são os três produtos produzidos no estado que detêm o selo.

De acordo com o Inpi, a IG é dada a produtos ou serviços que tenham uma origem geográfica específica, ou seja, o café, o tambaqui e o cacau de Rondônia são produtos que possuem uma qualidade que possuem características exclusivas da região em que são feitos. No caso do café Robusta Amazônico, 15 municípios produzem o grão com essa qualidade exclusiva. Já o tambaqui é produzido com características únicas em 11 municípios e no caso do cacau, a exclusividade abrange os 52 municípios do estado.

Para distinguir melhor a IG, o Inpi a divide em duas categorias: Indicação de Procedência (IP) e Denominação de Origem (DO).
O tambaqui e o cacau conquistaram a IG com Indicação de Procedência e o café conquistou a IG com Denominação de Origem. No caso da IP, o instituto explica que o selo é concedido a produtos ou serviços em que a região onde são produzidos se tornou conhecido como centro de produção, fabricação ou extração.

Por exemplo, o tambaqui produzido na região do Vale do Jamari colocou Rondônia como líder da produção de peixes nativos do Brasil, revelou o anuário ‘Peixe BR da Piscicultura 2023’. Para os produtos ou serviços que recebem a DO, é devido à qualidade ou características que dependam, exclusivamente ou essencialmente, do meio geográfico. O café da região Matas de Rondônia é produzido a partir de condições ambientais e climáticas exclusivas da região rondoniense, que somadas ao trabalho especializado no manejo do solo, proporcionam a alta qualidade do grão.

O que muda com a conquista?

Uma das principais conquistas a partir do selo, é a agregação de valor aos produtos. Dessa forma, a venda dos produtos em larga escala será valorizado e consequentemente, o consumidor poderá obter um produto de melhor qualidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.