Jornal Correio Popular Notícia



ESTUDOS
Affonso pede que CNH-Social seja ampliado

Data da notícia: 2024-05-09 09:34:35
Foto: Secom/Alero/Divulgação
Deputado Affonso Cândido solicitou que Detran faça estudos para reverter valor das multas de trânsito para o Programa CNH-Social

O deputado estadual Affonso Cândido (PL) solicitou ao governo de Rondônia, um estudo de viabilidade técnica para liberação dos recursos arrecadados com multas de trânsito estaduais para subsidiar o Programa CNH-Social. A iniciativa prevê a gratuidade na emissão da Carteira Nacional de Habilitação para pessoas de baixa renda.

De acordo com o parlamentar, os valores arrecadados com as infrações de trânsito seriam transferidos para o programa, a fim de custear a CNH gratuita para pessoas, cuja renda familiar não ultrapasse três salários mínimos por mês e estejam inscritas no Cadastro Único para Programa Sociais (CadÚnico).

“O nosso objetivo é oferecer oportunidades de mais mobilidade e empregabilidade para pessoas que enfrentam dificuldades e, muitas vezes, não têm condições de arcar com os custos do documento, que incluem taxas de exames médicos e psicológicos, aulas teóricas e práticas”, afirmou Affonso Cândido.

Segundo o deputado, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informou que já foi instalada uma comissão de trabalho com servidores do órgão para realizar os estudos de viabilidade que beneficiem o programa da CNH-Social. As pessoas beneficiadas devem estar cadastradas na Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas).

“As políticas públicas que podem ser realizadas com o documento são diversas. Elas abrangem desde a formação de novos condutores até a geração de emprego e renda, redução da violência no trânsito, estímulo ao setor automotivo e ampliação de acesso a serviços públicos”, admitiu.

Ao ser contemplado com a CNH-Social, o beneficiário ou beneficiária, acima de 18 anos, fica isento das taxas do Detran, aulas teóricas e práticas em centros para formação de condutores credenciados.

O Programa CNH -Social é uma ação do governo estadual que visa proporcionar a pessoas de baixa renda a chance de obter a CNH sem custos. Por meio dele, os beneficiários têm acesso a aulas teóricas e práticas de direção, além de realizarem os exames necessários para a obtenção da CNH nas categorias A (motos) e B (carros).


Fonte: Assessoria de Imprensa




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.