Jornal Correio Popular Notícia



POLÍTICA
CPI ouvirá envolvidos na criação de reservas

Data da notícia: 2024-06-13 18:24:36
Foto: Antônio Lucas/Secom/Alero/Divulgação
O relator Pedro Fernandes afirmou que serão ouvidos técnicos e servidores públicos envolvidos na criação das reservas ambientais

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) investiga possíveis irregularidades nos processos de criação de 11 unidades de conservação em Rondônia. Nela, parlamentares aprovaram, quarta-feira (12), um requerimento para ouvir técnicos envolvidos na criação das áreas de preservação.

A comissão decidiu que ouvirá profissionais ambientais e servidores envolvidos na criação das reservas. No entanto, a data ainda não foi definida. A comissão precisa localizar as pessoas, já identificadas, que serão convocadas pela CPI.

Na reunião de quarta-feira, os parlamentares também aprovaram requerimento para ouvir os moradores das outras sete unidades, no dia 27 de junho, às 9h30, no plenário da Alero.

Até o momento, a CPI ouviu moradores de quatro unidades; Estação Ecológica Soldado da Borracha (Porto Velho e Cujubim), Estação Ecológica Umirizal (Porto Velho), Floresta Estadual do Rio Pardo (Porto Velho e Buritis) e Área de Proteção Ambiental do Rio Pardo (Porto Velho e Buritis).
Além da apuração acerca da criação das reservas, a CPI investiga contratos de empresas que exploram carbono nas unidades de conservação. Diante disso, a comissão decidiu que será necessária a contratação de profissional ou empresa especializada em projetos de extração e crédito de carbono.

A contratação deve ser providenciada pela Alero. Com a avaliação profissional, será possível verificar se houve prejuízos econômicos para o estado. Quanto à legalidade dos contratos, a CPI já dispõe de profissionais e material técnico para apurar possíveis falhas. A CPI recebeu denúncias de que as reservas foram criadas sem o estudo técnico necessário. Além disso, moradores informaram que já ocupavam as áreas antes da criação das unidades.

“Estamos otimistas de um desfecho que venha, realmente, fazer justiça para esses moradores”, destacou o presidente da CPI, deputado Alex Redano (Republicanos).

“Ouvir os profissionais ambientais e os servidores responsáveis pela criação das reservas é crucial para esclarecer todos os aspectos envolvidos nesse processo. Precisamos garantir que cada detalhe seja minuciosamente investigado, para que possamos entender as circunstâncias que levaram à transformação dessas áreas em reservas,” afirmou o deputado Pedro Fernandes (PRD), relator da CPI.

Fonte: Alero




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.