Jornal Correio Popular Notícia



JI-PARANÁ
Semasf promove Dia D da Campanha Junho Violeta

Data da notícia: 2024-06-19 18:20:08
Foto: Leandro Pereira/Divulgação
Mais de 100 pessoas participaram da ação alusiva que mobiliza e conscientiza a necessidade de combater a violência contra idosos

O Dias D da Campanha Junho Violeta, que destaca a Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, ocorreu no Centro de Convivência Viver Bem (CCVB), na terça-feira (18). A ação que reuniu mais de 100 participantes é organizada pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf).

A secretária da Semasf, Miriam Madalon, afirmou que as atividades ocorrem durante o ano todo, mas o tema é intensificado em todos os anos no mês de junho em alusão a data 15, instituído como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Ela informou que palestras, peças de teatro e dinâmicas são realizadas nas unidades dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para abordar e exemplificar sobre o tema.

A promotora de Justiça do MPRO, Josiane Rossi, palestrou no Dia D sobre os direitos dos idosos e esclareceu algumas dúvidas.
Ela ressaltou que conversar, orientar e alertar esse público sobre quais são os tipos de violência, escutar quais são as dificuldades e onde são mais sensíveis é fundamental para que eles possam pedir apoio.

A Semasf já realizou algumas atividades nos Cras Roda Moinho e Morar Melhor e na Comunidade São Pedro. Hoje (20), a ação ocorre no Cras Jardim dos Migrantes (1º distrito), a partir das 8h30 para comunidade local e assistidos da unidade. A programação encerra em 25 de junho no Cras São Francisco, no 2º distrito, às 15h.

A Campanha Junho Violeta foi instituída em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de mobilizar e sensibilizar esta iniciativa. As violências contra pessoas acima de 60 anos são aquelas que dão indícios nos relacionamentos com agressão física, psicológica, abandono e de patrimônio realizado, normalmente nos casos, por familiares ou por alguma instituição.

Denuncie, disque 100.

Fonte: Gabriela Suematsu




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.