Jornal Correio Popular Notícia



LUTO
Morre o ex-vereador e ex-presidente do PDT Jessé Mendonça

Data da notícia: 2024-07-01 18:46:20
Foto: Decom/CMJP/Divulgação
O político faleceu na manhã de segunda-feira (1º), após 15 dias internado após um AVC

Morreu às cinco horas de ontem (1º), o ex-vereador e ex-presidente do PDT em Ji-Paraná, Jessé Mendonça Bitencuort. Ele estava há 15 dias hospitalizado por conta de um princípio de Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico. De acordo com o boletim médico, o estado de saúde dele foi agravado pela diabetes que desencadeou vários problemas.

Nos últimos meses, Jessé Mendonça estava com a visão comprometida. Ele passaria por uma cirurgia cardíaca e estava debilitado, com os rins parando de funcionar. O velório teve início, às 13h30, na Câmara Municipal de Ji-Paraná. O enterro ocorrerá às 8h de terça-feira (2).

Jessé era o quinto filho entre oito irmãos pequenos que os pais Ivo Alves e Zely Lima Mendonça Bitencuort trouxeram para Rondônia. Como a maioria dos migrantes que chegava à região Norte, na década de 1970, a vinda da família Bitencuort foi uma aventura em caminhão pau-de-arara saindo de Salto do Céu (MT), rumo à Vila de Rondônia, hoje Ji-Paraná.

De temperamento conciliador e reconhecido como “alma caridosa”, sempre pronto para servir ao próximo, foi levado à política. No começo, ele resistia aos convites, mas, não teve jeito. Ele se filiou ao PDT e se elegeu pela primeira vez em 1992. A partir de 1993, fez parte da chapa que lhe garantiu à condição de secretário da Mesa Diretora e presidente da Comissão de Constituição e Justiça, cargo no qual permaneceu durante 28 anos.

Com sete eleições vitoriosas, Jessé se tornou o político com o maior número de mandatos de vereador no Brasil por um mesmo partido, o PDT. Muito embora sempre dizia com orgulho que era um rondoniense de corpo e alma, Jessé era natural de Vila Calisto, distrito de Resplendor interior de Minas Gerais.

O PDT sempre foi seu porto seguro político no qual exerceu vários mandatos de presidente, sempre com o apoio dos parceiros políticos Assis Gurgacz, do ex-vice-governador Airton Gurgacz e do ex-senador Acir Gurgacz.

Fonte: Folha de Rondônia News




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.