Jornal Correio Popular Notícia



MOBILIZAÇÃO
Alunos aprendem medidas para enfrentar crise hídrica

Data da notícia: 2024-07-22 18:46:34
Foto: CRE/Seduc/Divulgação
Estudantes da rede estadual de ensino reaproveitam água dos ares-condicionados para regar as plantas dos pátios

Com gravidade da crise hídrica que assola a região Norte, o governo de Rondônia intensifica esforços para promover a sensibilização e a educação sobre a conservação dos recursos hídricos. Com uma abordagem interdisciplinar, estudantes são orientados a compreender a situação hídrica e, principalmente, a participar da mitigação dos impactos da seca.

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), membro ativo do Comitê de Crise Hídrica do estado, realiza discussões sobre o tema durante as aulas e realiza atividades como palestras, rodas de conversa, apresentações musicais e teatrais, a partir dos objetivos propostos pelo plano de enfrentamento à crise hídrica.

As estratégias vão desde atividades lúdicas a discussões mais sérias, a fim de atingir diferentes faixas etárias. Nelas, os estudantes foram orientados para adoção de práticas sustentáveis, tanto em casa quanto na escola. As ações abrangeram toda a comunidade escolar, com reuniões em que participam pais e responsáveis dos alunos para que também façam parte do enfrentamento à crise hídrica.

No ambiente escolar, foram tomadas medidas para economia de água, como a troca de torneiras ineficientes, fixação de placas de aviso e lembretes para o uso consciente da água, além do aproveitamento da água dos aparelhos de ares-condicionados.

Também são realizados eventos e campanhas de preservação dos recursos hídricos, foram trazidos para discussão, os riscos enfrentados pela flora e fauna amazônicas. Dentre as iniciativas concretizadas estão o plantio de mudas em algumas escolas estaduais, ação efetuada em conjunto com o aproveitamento da água expelida pelos aparelhos de ares-condicionados, utilizadas para regar as plantas novas e as já existentes.

De acordo com a secretária Estadual da Educação (Seduc), para expandir potencialidades e oferecer experiências diversificadas relacionadas ao enfrentamento da crise hídrica aos alunos, foram realizadas parcerias com outras instituições e entidades.

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.