Jornal Correio Popular Notícia

SENTINELAS AVANÇADAS II
Desenvolvimento sustentável é fortalecido por rondonistas

Data da notícia: 2024-07-26 18:08:52
Foto: Rioterra/Divulgação
Participantes do Projeto Rondon visitaram uma reserva extrativista e percorreram trechos do rio Machado

No município de Machadinho D’Oeste, professores e universitários da Operação Sentinelas Avançadas II, do Projeto Rondon, visitaram a Reserva Extrativista (Resex) Rio Preto Jacundá e trechos do rio Machado (Ji-Paraná), para fortaleceram a conscientização sobre desenvolvimento sustentável junto aos moradores locais. Os rondonistas da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Universidade de Taubaté (Unitau) atuaram em atividades enfocando temas como sustentabilidade, empreendedorismo, comunicação, saúde, direitos humanos, educação e tecnologia.

Em dois deslocamentos, os universitários tiveram a oportunidade de entrar em áreas da floresta amazônica, como a Resex Rio Preto Jacundá, e percorrer o rio Ji-Paraná, conhecido pela população local como rio Machado. O grupo foi acompanhado por representantes do Exército Brasileiro, Ministério da Defesa, governo de Rondônia e Prefeitura de Machadinho D’Oeste.

Para representantes do governo, a iniciativa contribuiu para estimular as boas práticas sustentáveis das comunidades no estado.
“Representa o esforço integrado em fortalecer as políticas públicas voltadas para impulsionar a economia verde e melhorar a qualidade de vida da população”, enfatizou em nota.

Segundo o adjunto da coordenação da Operação Sentinelas Avançadas II, capitão Marcos Antônio Barbosa, a visita teve grande valia para os acadêmicos pela troca de conhecimento e a vivência em um ambiente diferente.

“É um habitat totalmente diferente. Eles saem de uma área urbana e vão para uma área de selva, em que podem transmitir seus conhecimentos acadêmicos para uma sociedade isolada”, frisou. Marcos Barbosa ressaltou que, além da relevância acadêmica, a operação também focou no desenvolvimento de melhorias para as regiões que os rondonistas tiveram a oportunidade de conhecer.

O titular da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Marco Antônio Lagos, afirmou que com as ações estratégicas e esforço conjunto é possível fortalecer o desenvolvimento sustentável.

“Nós estamos demonstrando que tem como a população viver com qualidade de vida dentro da floresta, com sua própria atividade econômica, mesmo em uma região afastada dos grandes centros.”

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.