Jornal Correio Popular Notícia

SEMANA DE TRÂNSITO
Energisa reforça orientações para prevenir colisões com postes

Data da notícia: 2024-09-19 16:58:58
Foto: Assessoria/Divulgação
De janeiro a agosto de 2024, a concessionária registrou 141 ocorrências de colisões; afetando 105 mil clientes

A Semana Nacional de Trânsito, prevista no Código de Trânsito Brasileiro, ocorre todo ano durante o mês de setembro. Neste período, os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito intensificam as ações de educação e fiscalização, com o objetivo de promover vias mais seguras.

Mediante essa oportunidade de conscientização, a Energisa alerta motoristas sobre os perigos de colisões com postes de energia elétrica, os chamados abalroamentos. De janeiro a agosto deste ano, a concessionária registrou 141 ocorrências desse tipo, nas quais mais de 105 mil clientes foram afetados em Rondônia.

O coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho da Energisa, Caio Ramos, destacou a importância de redobrar os cuidados ao volante. “Para evitar acidentes, mantenha o veículo em boas condições de manutenção, verificando itens essenciais como pneus, freios, faróis e retrovisores.
Além disso, é fundamental não utilizar o celular enquanto dirige, pois essa prática pode resultar em acidentes graves, colocando em risco a vida de pedestres e outros motoristas”, alertou.

Ele também lembra a necessidade de respeitar a sinalização, os limites de velocidade e de manter a distância segura do veículo à frente. “Nunca dirija sob efeito de álcool, medicamentos ou outras substâncias tóxicas e, claro, jamais dirija com sono”, acrescentou.


O que fazer em caso de colisão com postes de energia?

Em situações de abalroamento, há risco de choque elétrico tanto para os ocupantes do veículo quanto para as pessoas próximas. A orientação da Energisa é clara: permaneça dentro do carro, evite tocar em partes metálicas e nos cabos, e aguarde a chegada de uma equipe da concessionária para que os procedimentos sejam realizados com segurança. Quem estiver passando pelo local também deve manter distância e comunicar a concessionária imediatamente.

Após a colisão, é essencial acionar serviços de emergência, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou o Corpo de Bombeiros, pelo número 193. Em casos de urgências envolvendo a rede elétrica, a Energisa deve ser informada o quanto antes para garantir reparos rápidos e seguros.

Fonte: Com informações do CCM




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.