Jornal Correio Popular Notícia

ELEIÇÔES 2024
Rondônia terá horário de votação das 7h as 16h

Data da notícia: 2024-10-02 09:25:39
Foto: Assessoria
A medida atinge os estados do Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, e 61 municípios do Amazonas

Às vésperas do primeiro turno das Eleições Gerais de 2022, uma desinformação sobre os horários de início e término da votação ganhou força na internet. Na informação, supostamente atribuída ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é dito que, neste pleito, a votação seria das 7h às 16h em todo o território nacional.

A informação é verdadeira, mas circulou de forma descontextualizada na internet, pois não levou em consideração a situação específica de cada unidade da federação. Em 2022, o horário de votação foi uniformizado para seguir a hora de Brasília. Ou seja, cidades em fusos diferentes devem se adequar ao horário da capital federal.

Em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e 51 municípios do Amazonas, o horário de votação (conforme a hora local) será, de fato, o que foi divulgado pela informação que circulou no WhatsApp.

Porém, ao contrário do que o conteúdo dá a entender, o horário de votação não será da 7h às 16h em todo o Brasil. Em alguns lugares, as seções eleitorais poderão abrir mais cedo (como é o caso do Acre e de algumas cidades do Amazonas) ou mais tarde, situação específica de Fernando de Noronha (PE).

Pela primeira vez, todas as seções eleitorais funcionarão das 8h às 17h do horário de Brasília. A mudança, que só será aplicada em municípios que não seguem a hora da capital brasileira, é decorrente de uma decisão do Plenário do TSE de dezembro de 2021 e incluída na Resolução TSE nº 23.669.

A medida atinge todos os municípios do Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima. No Amazonas, a medida vale para os 62 municípios que se dividem em dois fusos.

Com a unificação do horário de votação, a apuração dos resultados para todos os cargos deve iniciar a partir das 17h do horário oficial de Brasília. É importante lembrar que a votação termina às 17h, mas eleitores que ainda estiverem na fila para votar, após esse horário, poderão exercer esse direito.

Nas eleições anteriores, a Justiça Eleitoral começava a divulgar a apuração somente após o término do horário de votação no Acre, cujo fuso horário está duas horas atrás do de Brasília. O objetivo era evitar que a difusão dos dados pudesse influenciar pessoas que votavam em localidades com seções eleitorais ainda em funcionamento.

Fonte: Justiça Eleitoral.




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.