Jornal Correio Popular Notícia



FORMAÇÃO
Curso de oratória atrai jovens em início de carreira profissional

Data da notícia: 2024-10-09 18:13:31
Foto: João Albuquerque/Secom
Alunos participam de aulas práticas para vencer os desafios de falar em público

O curso de oratória, ofertado pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), em Porto Velho, está atraindo jovens que ainda não ingressaram no mercado de trabalho, mas já perceberam a importância de uma boa postura para conseguir uma vaga de emprego. Além dele, o governo de Rondônia, com ações do Idep, oferece cursos em outras áreas.

Durante as aulas, o aluno aprende técnicas e habilidades de comunicação na linguagem corporal e facial, que possibilitam se expressar com desenvoltura diante de diferentes públicos. O conhecimento serve para melhorar o rendimento do estudante, seja no cotidiano ou na função que vai desempenhar profissionalmente. A idade mínima para participação é de 15 anos e tem atraído adolescentes que sonham com uma carreira de sucesso.

Vencer a timidez é um dos argumentos apresentados pelo público que procura esse aprendizado. A estudante Sofia Batista Sabatel dos Santos, de 15 anos, que está no 1º ano do ensino médio, admite que tem dificuldade em falar em público. "Ainda não decidi que profissão vou seguir, mas penso em ser advogada criminalista, então, vou ter que saber me comunicar", explicou.

O colega dela de sala, Jonas do Nascimento Soares, de 15 anos, que mora no bairro Nova Esperança, na capital, ainda não escolheu o ofcio que vai seguir, mas se matriculou no curso para melhorar a intera´ção social. "Fico muito calado quando estou reunido com outras pessoas e minha mãe recomendou fazer o curso e já estou vendo muitos avanços", comemorou o adolescente que está no 8º ano do ensino fundamental.


Crescimento Profissional

Cursos voltados para adolescentes integram as políticas públicas que o governo de Rondônia tem para a juventude. A qualificação da mão de obra é fundamental para todos os cidadãos em idade de ingressar no mercado de trabalho. A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, afirmou que a missão pedaggica do Instituto de Educa´ção Profissional é ofertar cursos conforme as demandas do mercado de trabalho para que os estudantes tenham chances de crescer profissionalmente. "Capacitar a juventude é essencial, porque as novas gerações enfrentam desafios devido as répidas transformações ocorridas no mundo globalizado e impactado pela tecnologia". Mais informações podem ser obtidas no site da instituição https://rondonia.ro.gov.br/idep/.

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.