Jornal Correio Popular Notícia

NOSSA HISTÓRIA
11 de outubro é o aniversário de criação da cidade de Ji-Paraná

Data da notícia: 2024-10-11 09:55:34
Foto: Acervo memória
O feriado municipal de 22 de novembro foi instituído em 26 de junho de 1986 pelo ex-prefeito Roberto Jotão Geraldo

O município de Ji-Paraná completou na última sexta-feira (11) 47 anos. A data histórica está no texto da Lei Federal nº 6648 de 11 de outubro de 1977, assinada pelo presidente da República Ernesto Geisel. O documento ainda trouxe a criação dos municípios de Ariquemes, Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena.

Segundo o ex-executor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), ex-prefeito nomeado de Ji-Paraná, Assis Canuto, na época, havia um movimento de emancipação de distritos no Território Federal de Rondônia, que até 1977 possuía apenas os municípios de Porto Velho (capital) e Guajará-Mirim.

Após a formação do Território Federal do Guaporé, em 13 de setembro de 1943, com a divisão de áreas dos estados do Mato Grosso e Amazonas, em seguida, houve a criação de sete distritos, entre eles o de Rondônia, em 17 de abril de 1945. Esse distrito tinha a extensão equivalente à distância do atual município de Jaru a Vilhena, que com o tempo teve os limites reduzidos.

O nome "Rondônia" que seria dado ao território federal foi transferido ao distrito, por Cândido Mariano da Silva Rondon rejeitar a homenagem, por desentendimentos com o ex-presidente Getúlio Vargas, durante o Estado Novo, período ditatorial que foi de 1937 a 1945 no país. Com a correção histórica, feita pela Câmara dos Deputados, em 17 de fevereiro de 1956, passaram a coexistir o Distrito de Rondônia e o Território Federal de Rondônia.

Com a abertura da rodovia BR-29 (atual BR-364), que possibilitou a chegada de milhares de migrantes, a partir de 1960, o distrito passou a ser chamado de Vila de Rondônia para que se diferenciasse do nome do território. E ele ficou conhecido assim até a emancipação, quando foi necessário substituir o nome.

Assis Canuto afirmou que foi dele a sugestão de substituir o nome Rondônia por Ji-Paraná. Segundo ele, foi uma homenagem ao rio-mãe que corta o município que, com o tempo, foi sobreposto por Machado. "Falei pessoalmente com o coronel Humberto da Silva Guedes [ex-governador do território] para que fosse Ji-Paraná, lembrou. Os distritos Ariquemes, Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena mantiveram os nomes.

Em 26 de junho de 1986, o ex-prefeito Roberto Jotão Geraldo (1º prefeito eleito-1983/1988) assinou a Lei nº 093, instituindo o dia "22 de novembro" como feriado municipal, em comemoração ao aniversário de criação do município de Ji-Paraná.

Fonte:




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.