Jornal Correio Popular Notícia

CRISE HÍDRICA
Agevisa distribui hipoclorito de sódio 2,5% à população

Data da notícia: 2024-10-14 18:04:08
Foto: Pedro Adilon/Secom
Agevisa distribui hipoclorito para gerências regionais de Saúde e Defesa Civil

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) está intensificando a distribuição do hipoclorito de sódio 2,5%, para atender as comunidades afetadas pela crise hídrica e assegurar a Saúde da população. A iniciativa integra as decisões do Comitê Estadual de Crise Hídrica que atende os municípios afetadas pelo período de estiagem.

O hipoclorito de sódio é essencial para prevenir doenças de transmissão hídrica, como leptospirose, hepatites A e E, e gastroenterites agudas, incluindo diarreias. Ele é disponibilizado pelo Ministério da Saúde em frascos de 50 ml, priorizando a distribuição para populações que não tem acesso à água tratada.

O composto é usado na desinfecção de água destinada ao consumo humano em regiões que fazem uso de água proveniente de soluções alternativas coletivas (SACs) ou soluções alternativas individuais (SAIs). O insumo é parte de uma estratégia mais ampla de controle de doenças, especialmente em comunidades vulneráveis.

“Em Rondônia, a Agevisa coordena um programa chamado Vigidesastres, que é responsável por organizar o repasse do hipoclorito para as gerências regionais de Saúde [GRS] localizadas no interior do estado que, por sua vez, distribuem o insumo aos municípios de suas respectivas áreas de abrangência. No caso de Porto Velho, a Secretaria Municipal de Saúde, a Defesa Civil e o Distrito Sanitário Especial Indígena retiram o produto diretamente do almoxarifado da Agevisa”, explicou o coordenador do programa, José Maria Prestes.

Ao longo de 2024, o programa Vigidesastres distribuiu 28.650 caixas de hipoclorito de sódio 2,5%, equivalente a 1.432.500 frascos. A distribuição começou em fevereiro, quando a gerência de Rolim de Moura recebeu 2.200 caixas, mesmo número destinado à gerência de Ji-Paraná em março.

Outras gerências e instituições foram beneficiadas nos meses seguintes, como Cacoal e Vilhena, que receberam 500 e 1.750 caixas em abril, respectivamente. Em maio, Ariquemes recebeu 2.250 caixas, enquanto a Defesa Civil e o Dsei de Porto Velho foram contemplados com 500 e 1.000 caixas cada. Em junho, a gerência Ji-Paraná e a Semusa de Porto Velho receberam 2.250 e 1.000 caixas, respectivamente.

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.