Jornal Correio Popular Notícia

SISTEMA
Campanha da Declaração de Rebanhos inicia dia 1º

Data da notícia: 2024-10-29 18:55:04
Foto: Toni Francis /Acervo/Secom /Divulgação
Iniciativa da Idaron permitirá que se tenha exatidão nos dados relativos aos rebanhos leiteiros e corte

De 1º a 30 de novembro, acontece a segunda etapa da Declaração Anual de Rebanhos. A partir desta edição, quem utiliza a internet para declarar, por meio do sistema online da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), além de atualizar o rebanho total, deverá informar quantos dos bovinos são criados para corte, ou seja, com finalidade de abate, e quantos têm com aptidão leiteira.

A Idaron informou que são apenas mais dois novos campos acrescidos na ficha de atualização de cadastro, e o objetivo é melhorar a base cadastral das propriedades. “Quem faz a declaração de forma presencial sempre responde a essas perguntas, mas no sistema online esse questionário será novidade. Agora, a declaração pela internet terá as mesmas perguntas do presencial, o que permitirá à Idaron ter dados mais precisos em relação às aptidões bovinas”, explicou o gerente de Defesa Animal, Fabiano Alexandre.

A campanha de declaração de rebanhos inicia no dia 1º de novembro e é obrigatória para criadores de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. Equídeos e aves também podem ser declarados.

O produtor rural que ainda não efetivou login no sistema da Idaron, para cadastro de senha, deve fazê-lo o quanto antes, pelo computador ou celular. É tudo muito rápido e a declaração pelo site pode ser realizada em qualquer dia e horário, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Para declarar pela internet, basta acessar o site da Agência (www.idaron.ro.gov.br).

Ao declarar o rebanho, indiretamente, o produtor fortalece a economia, uma vez que, por meio da declaração de rebanhos, certifica ao consumidor a qualidade da produção, fator que tem reflexo direto no volume das exportações.

O presidente da Idaron, Júlio César Rocha Peres, afirmou que o objetivo da campanha é manter atualizado o banco de dados relacionado à pecuária rondoniense. “Vale destacar que esse é um dos compromissos assumidos pelo governo e pelo pecuarista, que integra a política de responsabilidades compartilhadas para manutenção do status internacional de livre de Febre Aftosa sem vacinação.”

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.