Jornal Correio Popular Notícia

DESPEDIDA
Morre o pioneiro João Vilhena aos 89 anos

Data da notícia: 2024-10-30 09:18:56
Foto: Assessoria/Divulgação
João Vilhena ao lado da esposa, Noemia, e do colunista Valdecir Tergon

Foi enterrado, na terça-feira (29), o pioneiro e jornalista João Vilhena, aos 89 anos. O imortal da Academia Ji-Paranaense de Letras (AJIL) tinha enfisema pulmonar e estava há três dias internado. Com o agravo da inflamação, João Vilhena não resistiu e morreu às 10h de pneumonia no Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz, na segunda-feira (28).

O pioneiro, natural de Xapuri, no Acre, veio para Vila de Rondônia em 1970 e iniciou na área de comunicação trabalhando com serviços de alto-falantes no Mercado Modelo, onde hoje é a Praça do Teatro Dominguinhos. Ainda na década de 70, teve a missão de implantar a estação de TV, no mesmo modelo como ocorreu em 1974 em Porto Velho, e, em 1977, nascia a TV Vila de Rondônia que depois de um ano passou a ser TV Ji-Paraná com a emancipação do município.

Vilhena ajudou a fundar, juntamente com colegas, a Academia Ji-Paranaense de Letras. Nos anos 90, lançou o jornal semanário A Folha de Rondônia, e após vender para o empresário Pedro André de Souza o jornal passou a ser diário e um dos mais influentes do estado.

João Vilhena foi correspondente no Guaporé, Alto Madeira, diretor fundador da TV Ji-Paraná. Ajudou a instalar a antena da TV Rondônia em Porto Velho, foi servidor da Assembleia Legislativa de Rondônia e lançou quatro livros. Casado com Noemia Vilhena, ele deixa oito filhos, 15 netos e seis bisnetos.

Fonte: Gabriela Suematsu




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.