Jornal Correio Popular Notícia



POLÍTICA
CPI das Reservas ouve técnicos da Sedam

Data da notícia: 2024-11-01 10:29:44
Foto: Secom/Alero/Divulgação
A comissão é presidida pelo deputado Alex Redano e investiga possíveis irregularidades nos processos de criação das unidades

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) se reuniu, quarta-feira (30), para ouvir servidores públicos que atuaram na homologação de reservas florestais estaduais.

A CPI foi criada para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação de 11 unidades de conservação e nos contratos firmados com as empresas Permian Brasil Serviços Ambientais Ltda. e Biofilica Investimentos Ambientais S.A.

Na audiência pública, foram ouvidos, como testemunhas, técnicos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), em relação aos processos de criação das reservas.

Antes dos questionamentos, foi apresentado um vídeo do ex-governador de Rondônia e atual senador Confúcio Moura (MDB). Nele, ele defende a criação das reservas florestais e afirma que tomaria a mesma decisão, caso se fosse necessário.

A deputada Dra. Taíssa (Podemos) questionou se após a criação das reservas, algum técnico da Sedam deixou a pasta para trabalhar com empresa Permian Brasil Serviços Ambientais Ltda. Ela foi informada que sim, e que a companhia inglesa trabalha com reservas florestais, em que negocia créditos de carbono em áreas com mais de 50 mil hectares.

A primeira testemunha a ser ouvida foi a engenheira florestal, Sebastiana Socorro da Silva Almeida, que ao visualizar um documento com as assinaturas de técnicos sobre a criação de reservas, confirmou que havia assinado o texto, mas não tinha ido às reservas florestais.

Ela ainda comentou sobre os pagamentos pelos serviços. “Não recebemos gratificação alguma. Recebíamos diárias do Programa Arpa. O pagamento era feito diretamente pelo fundo. Cada unidade tinha um gestor e ele era responsável pelo CPF dele na gestão desse recurso”, garantiu.

A presidência da comissão está a cargo do deputado estadual Alex Redano (Republicanos). Além dele, participaram o deputado Pedro Fernandes (PRD), que é o relator, deputada Dra. Taíssa (Podemos).

Estavam na lista para prestar depoimentos: Isadora Araújo Chagas (engenheira florestal), Dalita da Silva Rover(engenheira florestal), Dárius Augusto Vaquer Araújo(técnico), Priscila Rocha (engenheira florestal), Paulo Sérgio Lima(gestor florestal), Sebastiana Socorro da Silva Almeida (engenheira florestal), Marco Antônio Nunes Brandão(engenheiro florestal) e Sílvia Gonçalves(bióloga).

Fonte: Secom/Alero




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.