Jornal Correio Popular Notícia

PORTO VELHO
Provas do Saero acontecem de 11 a 22 de novembro

Data da notícia: 2024-11-11 09:32:54
Foto: Leandro Morais/Divulgação
Mais de 12 mil estudantes de 99 unidades escolares do município de Porto Velho serão avaliados

Os alunos da rede pública de educação vão passar por mais uma bateria de testes para indicar a qualidade do ensino ofertada pela rede estadual e municipal de ensino e de monitoramento das políticas públicas educacionais na perspectiva de atender as demandas dos estudantes para assegurar um percurso escolar com êxito.

No período de 11 a 22 de novembro, será realizada a aplicação das avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação de Rondônia (Saero). A prova se destina a estudantes do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio.

O Saero é uma iniciativa da Secretaria Estadual da Educação de Rondônia (Seduc) que tem como propósito fortalecer o regime de colaboração entre o estado e municípios, bem como fornecer subsídios pedagógicos às secretarias de educação municipais nas tomadas de decisão referentes à política educacional.

“É uma maneira de formular estratégias melhores na educação, pois com os resultados da avaliação é possível diagnosticar possíveis falhas e buscar ajustes organizando um planejamento pedagógico coordenado, gerando mais qualidade e equidade para o ensino fundamental”, comentou a secretária municipal de Educação, Gláucia Negreiros.


PROVAS

As provas serão aplicadas de forma alternativa para as turmas do 2º ano e questionário para alunos do 5º e 9º anos. As disciplinas são Matemática e Língua Portuguesa. É responsabilidade da equipe gestora o acompanhamento e controle da qualidade e da segurança do processo avaliativo.

Os aplicadores do Saero serão encaminhados pela rede estadual de educação (Seduc). Os professores da rede municipal poderão realizar aplicação de provas somente nas escolas da rede estadual.

Mais de 12 mil estudantes de 99 unidades escolares do município de Porto Velho serão avaliados.

Neste ano, foram avaliados 12.240 estudantes, sendo 5.937 do 2º ano e 6.303 do 3º ano, distribuídos em 593 turmas escolares. A prova avalia a rede municipal de ensino, criada como alternativa para a melhoria da qualidade do ensino e para a elevação do Ideb. A ferramenta também auxilia a Semed a fazer intervenções para garantir que os alunos tenham um melhor desempenho.

Fonte: SMC




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.