Jornal Correio Popular Notícia

JI-PARANÁ
Estudante ganha concurso nacional de desenho

Data da notícia: 2024-11-11 18:57:11
Foto: Rodrigo Cabral /Ascom MCTI/Divulgação
Dos 6.132, o ji-paranaense Jhonatan Kallil obteve 37,12% votos e ganhou um tablet, fones de ouvido e 100 cartões personalizados

O estudante de 17 anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Gonçalves Dias de Ji-Paraná, Jhonatan Kallil, venceu, na quinta-feira (7), o Concurso Nacional de Desenhos da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2024, promovido pelo Museu Itinerante Ponto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Com o tema “Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais”, o estudante caracterizou o desenho dele com símbolos que representam a cultura de cada região e suas particularidades como o vira-lata caramelo, chinelo de dedo, animais e plantas representadas pela onça-pintada, capivara, mico-leão, tucano, boto rosa, mandacaru, guaraná e caju.

Segundo o estudante do 3º ano, a ilustração, a arte, a imagem têm um poder muito forte de comunicação, na qual consegue conscientizar todas as idades e até quem não sabe ler. Ele afirmou que a imagem consegue alcançar todos, e expressar a opinião e a imaginação com responsabilidade social e a diversidade.

Foram 606 inscritos, de 19 estados e de 120 municípios participantes. Dos 6.132, o ji-paranaense teve 37,12% votos do Brasil. Jhonatan Kallil ganhou um tablet, fones de ouvido e um conjunto de 100 cartões postais com o desenho dele para que possa divulgar a sua obra na escola e em Ji-Paraná. Ele presenteou a ministra do MCTI, Luciana Santos, com uma cópia do o desenho assinada e com dedicatória.

Além da ministra Luciana, participaram o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda, e a diretora do Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do MCTI, Juana Nunes. O desenho do estudante está exposto com mais nove trabalhos finalistas.

De acordo com informações do MCTI, o concurso é uma forma de estímulo à criatividade, à divulgação e à popularização da ciência no país. Ele é organizado também para estudantes do 6º ao 9º ano dos ensinos fundamental e médio desde 2016.

Fonte: Gabriela Suematsu




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.