Jornal Correio Popular Notícia



MOBILIZAÇÃO
Fhemeron incentiva doações de sangue antes do fim de ano

Data da notícia: 2024-11-18 18:37:24
Foto: Assessorira/Divulgação
Os hemocentros estaduais funcionam em Porto Velho, Ariquemes, Guajará-Mirim, Ji-Paraná e Cacoal

Salvar vidas é um gesto que pode ser ampliado durante as semanas que antecedem as comemorações do fim de ano, período considerado de menor estoque de sangue nos hemocentros. Por isso, o governo de Rondônia está intensificando à população a realizar doações para evitar futuros desabastecimentos.

Neste período, o sangue tem grande demanda devido ao aumento no número de vítimas nos acidentes de trânsito, cirurgias eletivas e outras situações emergenciais. Segundo a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), a busca ativa se deve, exclusivamente, à atual temporada em que as pessoas entram em férias, e não dão continuidade ao fluxo de doações.

A Fhemeron oferece serviços de coleta interna e externa e conta, ainda, com uma unidade móvel para facilitar o acesso dos voluntários à prática da doação. Outra iniciativa são os mutirões realizados nos municípios, por meio do projeto Fhemeron Itinerante, serviço à disposição da sociedade em que é montado um espaço específico para acolher os voluntários.

A campanha incentiva também outras instituições públicas e privadas, bem como entidades parceiras a se unirem à mobilização de atrair mais doadores, por meio de ações de conscientização em massa.

Mesmo com medidas, nunca é demais divulgar a importância de ir ao encontro da iniciativa. Além disso, os locais, horários e coletas que são realizadas fora das unidades, estão cada vez mais sendo esclarecidos à população.

Os hemocentros estaduais estão em funcionamento em cinco municípios: Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim e Ji-Paraná. Na capital, a unidade de coordenação de coleta funciona de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h, e aos sábados, das 7h15 às 12h.

Para se tornar um doador de sangue, basta ir até um ponto de captação mais próximo, onde o voluntário será cadastrado, entrevistado, passar por exames e, por fim, a etapa de coleta. Antes de fazer a doação, é necessário verificar alguns requisitos importantes quanto aos impedimentos temporários e permanentes.

Fonte: Secom/Portal da Fhemeron




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.