Jornal Correio Popular Notícia

PIMENTA BUENO
Distrito de Urucumacuã recebe georreferenciamento em lotes

Data da notícia: 2024-11-27 09:43:55
Foto: Eleni Caetano/Secom/Divulgação
Após o cadastro, a equipe de georreferenciamento realiza medições diretamente nas propriedades rurais

O governo de Rondônia intensifica os trabalhos de georreferenciamento para avançar na regularização fundiária rural e na titulação de lotes. A iniciativa, conduzida pela Secretaria Estadual de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), teve início na segunda-feira (25), no Lote 58, que tem 2 mil hectares. A propriedade rural está localizado no Distrito de Urucumacuã do município de Pimenta Bueno. As atividades se estendem até sexta-feira (29).

Uma equipe está instalada na Escola Municipal Urucumacuã para atender aos produtores rurais nos períodos da manhã e tarde, e cadastrar as propriedades. Após essa etapa, o georreferenciamento será realizado diretamente nas áreas cadastradas. A meta é atender cerca de 60 famílias de pequenos produtores, e oferecer segurança jurídica que possibilitará o acesso às políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar.

Segundo o secretário da Sepat, David Inácio, o serviço de dimensão e localização é realizado por profissionais qualificados, seguindo, rigorosamente, as normas técnicas. “Garantimos precisão nos dados e agilidade no processo de regularização, refletindo o comprometimento do governo de Rondônia em promover o desenvolvimento sustentável no campo”, frisou.

Entre os beneficiados está o produtor Julito dos Passos. Ele foi um dos primeiros a realizar o cadastro. Há mais de 20 anos morando com a família na propriedade, ele acompanhou a equipe na medição técnica. O produtor disse que finalmente terá o documento da terra.

No primeiro dia, foram cadastrados 26 imóveis. O trabalho é executado de forma gratuita e inclui o levantamento de georreferenciado das propriedades. A etapa é essencial para a emissão dos títulos definitivos e valorização fundiária da região. Com a iniciativa, o governo reafirma o empenho de ampliar o programa de regularização fundiária em todo o estado, promover transformações sociais e impulsionar o desenvolvimento regional.

Fonte: Eleni Caetano/Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.