Jornal Correio Popular Notícia

JI-PARANÁ
Semasf realiza Seminário do Serviço de Acolhimento Familiar

Data da notícia: 2024-11-27 19:27:35
Foto: Gabriela Suematsu/CP/Divulgação
Com o tema “Avanços, Possibilidades e Desafios do Acolhimento Familiar”, a abertura do evento ocorreu na terça-feira, 26

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf) encerrou, na quarta-feira (27), o II Seminário do Serviço de Acolhimento Familiar (SAF) no auditório Leila Barreiros (1º distrito). Foram mais de 230 inscritos, incluindo equipes da assistência social dos municípios Cacoal, Jaru, Urupá, Colorado do Oeste, Buritis, Nova União, Guajará-Mirim, Presidente Médici, Ministro Andreazza e Vale do Anari.

De acordo com a secretária da Semasf, Mirian Madalon, o SAF está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca), inclusive como prioridade, e os assistidos precisam ser acolhidos no serviço quando estão sob a responsabilidade do município, e não quando não estiver disponível, eles devem ser encaminhados à instituição de acolhimento. Ela ressaltou que Ji-Paraná vem se consolidando nos trabalhos e tornando-se referência para outros municípios com as metas conquistadas.

Com o tema “Avanços, Possibilidades e Desafios do Acolhimento Familiar”, a abertura oficial do evento ocorreu, na noite de terça-feira (26), com a palestra magna “Reordenamento da Alta Complexidade de Ji-Paraná”, ministrada pelo consultor técnico do Programa Amigo de Valor do Banco Santander, psicólogo João Valério Alves Neto.

No segundo dia, a programação seguiu com o consultor técnico do Banco Santander abordando a Implantação do SAF, em Ji-Paraná, e contou com a participação do juiz de Direito titular da 2ª Vara Cível e Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Ji-Paraná, Leonardo Leite Mattos e Souza, a promotora de Justiça, Marcília Ferreira de Cunha e Castro, e a equipe técnica da Semasf.

No período vespertino do encerramento, foram realizadas oficinas sobre com os temas: “Implantação do SAF em Ji-Paraná: Avanços, Desafios e Possibilidades”, “Implementação do SAF via Fundo da Infância e Adolescência (FIA)” e “E do lado de lá? Rede, Acolhidos e Família”.


Referência de Sucesso

Referência em implantação e resultados, o SAF iniciou, em Ji-Paraná, por meio do “Projeto Família Ama” em parceria com o “Programa Amigo de Valor/Santander”. Ele foi lançado em 31 de maio de 2022 e instituído pela Lei Municipal n° 3.594 em 18 de novembro de 2022. O serviço é executado pela Semasf e faz parte da Proteção Social Especial (PSE) que atua nos casos de alta complexidade.

Segundo João Valério, é uma satisfação retornar, pelo segundo ano consecutivo, e saber que o resultado foi satisfatório e está avançando. Ele ressaltou que o serviço é uma política de estado e não de CPF e que precisa ser mantido, independente da troca de gestão.

“Tivemos grandes resultados aqui, em Ji-Paraná, e o Banco Santander como o Programa Amigo de Valor quer tornar o município como um case [Caso] de sucesso, pois eles querem indicar o tema Proteção Integral da Criança e Adolescente da Amazônia Legal para o próximo ciclo de investimento. E nós queremos mostrar que com organização e muito trabalho é possível implantar o SAF nos demais municípios e estados da região Norte”, destacou o consultor técnico do programa Amigo de Valor.

O Serviço de Acolhimento Familiar é desenvolvido por uma equipe técnica formada por uma coordenadora, uma assistente social e um psicólogo. Atualmente, o município conta com nove famílias aptas para o acolhimento de crianças e adolescentes afastados temporariamente das famílias de origem.

Fonte: Gabriela Suematsu




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.