Jornal Correio Popular Notícia

PROJETO
Deputado faz reunião para discutir porto pluvial

Data da notícia: 2024-11-29 18:55:09
Foto: Assessoria/Divulgação
A reunião bilateral foi realizada no estado do Beni e contou com autoridades brasileiras e bolivianas

O deputado federal, Lúcio Mosquini (MDB), se reuniu, quinta-feira (28), com empresários e representantes do governo do Beni (Bolívia), políticos e empresários rondonienses para discutir a implantação de um porto pluvial no município de Costa Marques.

De acordo com Lúcio Mosquini, o projeto pode transformar a economia regional e abrir um novo corredor comercial entre o Brasil e a Bolívia, com impactos diretos para Rondônia.

O deputado federal trabalha para superar entraves burocráticos que inviabilizem o porto, e dificultem o comércio bilateral. Mosquini destacou o potencial para Rondônia expandir as exportações de produtos agrícolas e pecuários diretamente para a Bolívia, aproveitando a proximidade geográfica e a alta demanda do país vizinho.

Outro ponto, segundo o parlamentar, é o aproveitamento da jazida do sal boliviano, uma das maiores do mundo. Atualmente, Rondônia importa quase todo o sal utilizado na ração animal de Mossoró (RN), a cerca de 5 mil quilômetros de distância. Com o porto em Costa Marques, será possível reduzir custos e impulsionar a logística regional, já que o estado consome cerca de 500 toneladas diárias do mineral no setor pecuário.
Além dos benefícios econômicos, o projeto também pretende gerar um intercâmbio cultural significativo entre as duas regiões, fortalecendo laços e promovendo trocas culturais e sociais.

“A implantação deste porto será um divisor de águas para Rondônia e para a Bolívia. Estamos empenhados em vencer todos os desafios para tornar esse projeto uma realidade. Ele não apenas reduzirá custos e impulsionará o comércio, mas também trará novas oportunidades para o desenvolvimento regional e cultural”, admitiu Mosquini.

A abertura do corredor comercial vai representar uma estratégica alinhada com o compromisso regional de buscar soluções que promovam o crescimento econômico sustentável e melhorem a qualidade de vida da população de Rondônia. A luta continua, e as expectativas são de que, com esforço conjunto, esse projeto se torne uma realidade em breve.

Fonte: Assessoria




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.