Jornal Correio Popular Notícia

JI-PARANÁ
Hemocentro coletou cerca de 300 bolsas de sangue

Data da notícia: 2024-11-29 19:36:22
Foto: Gabriela Suematsu/CP/Divulgação
Em 2023, foram coletadas mais de 3 mil bolsas de sangue e liberadas para mais de 4 mil unidades

O Hemocentro de Ji-Paraná (Hemojipa) coletou cerca de 300 bolsas de sangue durante a campanha mensal do Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado em 25 de novembro. A iniciativa teve o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de manter os estoques.

Segundo a coordenadora do Setor de Captação do Hemocentro, Cleide Araújo, o comparecimento de voluntários foi abaixo do esperado.

Segundo ela, a equipe continua seguindo com ações que incentivem a doação de sangue. Cleide informou que, em 7 de dezembro, a equipe do hemocentro irá para o município de Ouro Preto do Oeste para uma coleta externa no barracão da Igreja Santuário de Nossa Senhora de Aparecida (matriz), em parceria com a prefeitura.

Os requisitos básicos para doação é ter idade entre 16 e 69 anos, e a pessoa que nunca doou o limite é de 60 anos; menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal; pesar no mínimo 50 kg; ter dormido, ao menos 6 horas nas últimas 24 horas; estar alimentado; evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue e caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

A coordenadora afirmou ainda que as pessoas que queiram doar, mas estão gripados ou com febre, grávida ou amamentando, estar em tratamento médico, ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas, ter recebido transfusão de sangue e seus derivados há menos de um ano, ter feito endoscopia digestiva, ter tido malária nos últimos 12 meses ou Covid-19 nos últimos dez dias sem sequelas, estão impedimento temporariamente.


Quem não pode doar

As pessoas que possuem impedimentos definitivos de se tornarem-se doadores de sangue são pessoas que tiveram doença de chagas, ter tido hepatite após os 11 anos de idade ou ter sido expostos à situação ou comportamento que levem a infecções sexualmente transmissíveis.


Funcionamento

As pessoas interessadas em doar sangue devem procurar o Hemocentro de Ji-Paraná de segunda à sexta-feira das 7h15 às 12h, e excepcionalmente nas quartas-feiras das 7h15 às 18h, sem pausa para o horário de almoço. A unidade atende 13 municípios da região central.

Em 2023, foram coletadas mais de 3 mil bolsas de sangue e liberadas e para mais de 4 mil unidades. A coordenadora de Captação explicou que quando uma das cinco unidades (Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena) não atendem às demandas solicitadas pelos hospitais, as bolsas sanguíneas são requeridas de hemocentros de outros municípios. Todos os tipos de sangue (A, B, AB e O) são necessários para manter as demandas, principalmente, em épocas festivas.

Fonte: Gabriela Suematsu




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.