Jornal Correio Popular Notícia

DESTAQUE
Cafés de Rondônia recebem prêmios e reconhecimento

Data da notícia: 2024-12-02 19:12:15
Foto: Samyr Otto/Secom/Divulgação
A cafeicultura rondoniense é reconhecida internacionalmente pela qualidade e sabor dos grãos

Novembro foi marcado por uma boa safra de prêmios para a cafeicultura rondoniense. Os cafés produzidos no estado dominaram o Concurso Florada Premiada durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG). Rondônia também conquistou o título de destino do café perfeito no Concurso Tribos, que premia as melhores culturas em terras indígenas.

A qualidade e integridade do café de Rondônia também foi reconhecida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Nenhum café de Rondônia foi colocado na lista, publicada na última semana, de cafés inapropriados para consumo do Programa Nacional de Prevenção e Combate à Fraude e Clandestinidade em Produtos de Origem Vegetal. Evidenciando a responsabilidade e compromisso com a qualidade da cadeia produtiva no estado.

Segundo o secretário estadual da Agricultura (Seagri), Luiz Paulo, é evidente a evolução da produção de café nos últimos anos, o que marca o compromisso com uma produção de qualidade. ‘‘A cafeicultura rondoniense está mais forte, mais sustentável e com muito mais qualidade e promete um futuro mais próspero para Rondônia, e é um diferencial para o mercado internacional’’, admitiu.

Entre a colheita de prêmios de novembro está a participação na 7ª edição do Florada Premiada. Os cafés produzidos pelas agricultoras Suely da Graça Rezende, Josiele Rodrigues Werneck e Angélica Alexandrino Nicolas, que conquistaram os especialistas na qualidade do café. Elas ocuparam respectivamente o 1º, 2º e 3º lugares do concurso, na categoria Canéfora, com nota máxima de 90,44 pontos.

Outro feito foi do cacique Rafael Suruí, com produção em terra indígena de Rondônia, que obteve a nota média de 95,11 pontos na 6ª edição do Concurso Tribos, na avaliação de nove especialistas, e celebra o café perfeito ao receber 100 pontos do “Head Judge” Silvio Leite, jurado técnico da qualidade dos cafés, conhecido como Papa do Café.

Os cafés de Rondônia são conhecidos como robustas amazônicos, com destaque para os seguintes atributos: doce, frutado, com toque de chocolate, caramelo e floral, por ser um café suave e marcante.

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.