Jornal Correio Popular Notícia

CRIMES
Rondônia registra três casos de feminicídio em uma semana

Data da notícia: 2024-12-04 09:34:22
Foto: Weslley Santos/CENARIUM/Divulgação
Levantamento revela que três mulheres foram mortas por companheiros ou ex-companheiros no estado

Rondônia registrou, na última semana, sete casos de crimes relacionados à violência de gênero. Um levantamento feito pela Revista Cenarium com dados da Polícia Civil de Rondônia (PCRO) aponta que três mulheres foram mortas no estado. Duas foram vítimas de tentativa de feminicídio. Uma das vítimas foi mantida em cárcere privado pelo companheiro. De acordo com as informações, a sétima vítima teve a casa incendiada pelo ex-marido.

O estado enfrenta uma grave crise de violência contra mulheres ao liderar o ranking nacional de feminicídios, conforme os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, divulgado neste ano. Com uma taxa de 3,1 casos por 100 mil mulheres, em 2022, quase o triplo da média nacional, Rondônia mantém a escalada de violência​.

A assistente social da Vara Infracional de Execução de Medidas Socioeducativas de Porto Velho, Fátima Silva, afirmou que a falta de apoio institucional adequado, combinada com uma cultura de impunidade e despreparo das forças policiais, dificulta o enfrentamento do problema. Além disso, a ausência de casas de acolhimento e o déficit na aplicação de medidas protetivas agravam a situação​.

Campanhas de conscientização que tratam de exigências para mais investimentos em programas de proteção às vítimas têm sido feitas pelo poder público e por organizações. A educação e o empoderamento feminino também são destacados pela especialista como passos essenciais para desconstruir a cultura de violência enraizada.

Fátima destacou ainda que a violência não escolhe classe social, idade ou outros fatores, mas que é algo exclusivo ao gênero. “A violência acontece, justamente, pela condição do gênero, pela pessoa ser mulher. Acontece com jovens e velhas, ricas e pobres, solteiras e casadas. O único fator que provoca as agressões e mortes nesses casos é o gênero”, pontuou.


Dados

Em 2022, Rondônia registrou 88 homicídios de mulheres, um aumento de 37% em relação ao ano anterior. A maioria dos crimes é cometida por parceiros ou ex-parceiros das vítimas. Porto Velho desponta entre as cidades com maior índice de violência contra as mulheres.
Dados recentes mostram que o estado também lidera em casos de lesão corporal decorrente de violência doméstica, com cerca de 500 registros por 100 mil mulheres, superando a média nacional de 236,7​.


Crimes de feminicídio

Uma mulher, identificada como D.G.F. foi morta ao tentar socorrer a amiga, não identificada, de uma tentativa de feminicídio em Porto Velho. Outro caso de foi registrado no interior de Rondônia. M.F.O. foi assassinada pelo marido durante uma discussão após ela danificar o carro do agressor com uma pedra. Ela foi esfaqueada e teve o corpo abandonado em uma calçada do município de Cacoal. O suspeito fugiu do local do crime, mas foi preso.

Em Monte Negro, uma discussão motivada por ciúmes resultou na morte de L.P.V., de 43 anos. O crime ocorreu quando ela e o marido voltavam de uma festa. O agressor golpeou a mulher com um canivete no pescoço e fugiu. Ele foi preso em flagrante horas após o crime em uma residência próxima.

Fonte: Camila Pinheiro/Revista Cenarium




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.