Jornal Correio Popular Notícia

AMAZÔNIA
Estudo aponta potencial e os desafios para o etnoturismo

Data da notícia: 2024-12-06 09:17:41
Foto: Alyton Sotero/Instituto Samaúma/Divulgação
O lançamento do Diagnóstico do Etnoturismo na Amazônia Legal foi lançado no município de Feijó, no estado do Acre

O potencial e os desafios da visitação sustentável em territórios indígenas foram apresentados, na quarta-feira (4), durante o lançamento do Diagnóstico do Etnoturismo na Amazônia Legal, no município de Feijó, no Acre. O estudo foi lançado em uma cerimônia na Terra Indígena Katukuna Kaxinawá, do povo Shanenawa. Ele foi desenvolvido pelo Instituto Samaúma a pedido do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Segundo o secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria, Rodrigo Rollemberg, os dados gerados pelo diagnostico servirão de base científica para a estruturação da cadeia de serviços de turismo de base comunitária nos Territórios Indígenas da Amazônia Legal.

“A partir dos contatos realizados e das informações sistematizadas serão estruturadas visitas técnicas com protocolos adequados, para dar suporte ao desenvolvimento de políticas públicas, boas práticas e possível estruturação de Rotas de Etnoturismo”, explica”, explicou Rollemberg.
Com nove estados de dimensões diversas e centenas de etnias que ocupam 23% do território, a Amazônia Legal tem vivenciado um crescente movimento de visitantes interessados em conhecer a cultura, alimentação, rituais dos povos e as belezas naturais das Terras Indígenas.

Uma estimativa do Instituto Samaúma, com base em dados de órgãos oficiais, aponta um aumento de 30% no número de visitantes interessados no etnoturismo no período entre 2018 e 2023, sendo 60% deste público brasileiro.

A partir dessa demanda, a equipe do Instituto Samaúma estudou 14 iniciativas de turismo em terras indígenas presentes em cinco dos nove estados da Amazônia Legal, de 23 etnias. A partir de visitas de campo e de um relatório com 150 perguntas, analisou os resultados alcançados pelos povos que já recebem visitantes nos territórios e geram renda a partir do turismo em suas comunidades.

Fonte: Agência Brasil de Notícias




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.