Jornal Correio Popular Notícia

JI-PARANÁ
Simulação de acidente mobiliza Samu e instituições

Data da notícia: 2024-12-12 18:50:10
Foto: Júnior Caju/CCS/Divulgação
Mais de 20 pessoas compuseram o grupo de “vítimas”, incluindo acadêmicos do curso de enfermagem da Faculdade São Lucas

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em parceria com outros órgãos, realizou uma simulação de acidente automobilístico com múltiplas vítimas, na quinta-feira (20). O objetivo foi testar a prontidão e a capacidade de resposta dos servidores públicos e da rede complementar em emergências de alto risco. A atividade foi proposta pela coordenação do Samu, unidade que foi inaugurada em junho de 2024, pelo prefeito Isaú Fonseca (União Brasil).

O cenário foi montado no entroncamento das avenidas Transcontinental (BR-364) Marechal Rondon e a rua João Batista Rios, em frente à Loja Havan, (no 1º distrito). A simulação envolveu uma colisão entre uma carreta bitrem, um micro-ônibus e um carro de passeio. As equipes de resgate atuaram no socorro às vítimas e no combate ao princípio de incêndio.

“A ideia do simulado de acidente, com múltiplas vítimas, é capacitar os profissionais e promover a interação entre as entidades e instituições participantes para atender às vítimas, mesmo com recursos limitados”, afirmou o coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Samu, o enfermeiro Maico Antônio.

Além do Samu, participaram da simulação a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMT) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Mais de 20 pessoas compuseram o grupo de “vítimas”, incluindo acadêmicos do curso de enfermagem da Faculdade São Lucas. Uma UTI móvel da Unimed também reforçou as atividades.

Pela primeira vez em Ji-Paraná, uma simulação contou com apoio aéreo. O helicóptero Falcão 2, cedido pela Secretaria Estadual da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), foi utilizado nas ações de resgate. O exercício também serviu como base para o desenvolvimento de novos protocolos para atendimento às vítimas de acidentes.

Durante a simulação, equipes do Hospital Municipal e da Unidade de Pronto Atendimento permaneceram de plantão.

Fonte: CCS/Leandro Pereira




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.