Jornal Correio Popular Notícia

ASSISTÊNCIA
Mutirão para fazer retificação do CAR encerra hoje, 13, em Espigão

Data da notícia: 2024-12-13 09:26:38
Foto: Arquivo Sedam/Divulgação
As orientações aos pequenos produtores são prestadas no plenário da Câmara Municipal de Espigão D’ Oeste

Encerra, hoje (13), o esforço do governo estadual para regularizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) de pequenos produtores rurais de Espigão D´Oeste. O mutirão iniciou, na terça-feira (10), e a assistência é prestada no plenário da Câmara Municipal.

A ação tem o apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia (Faperon), em parceria com a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Monitoramento e Regularização Ambiental Rural (Comrar).

Nela, são elaborados e retificados os CARs com necessidade de correções ou pendências documentais, visando a finalização da análise e aprovação do cadastro.

A iniciativa beneficia pequenos produtores rurais, e possibilita a eles a adequação ambiental das propriedades. Ela contribui para a preservação dos recursos naturais e incentiva a criação de paisagens sustentáveis na Amazônia.

O mutirão no município, segundo a CNA, se destaca como um modelo de gestão ambiental participativa e eficaz. Assim, o governo estadual fortalece a sustentabilidade e preservação ambiental na região, com a colaboração entre instituições governamentais, representações do setor produtivo e demais parceiros.

De acordo com o coordenador da Comrar, Geovani Marx Rosa, a equipe esclareceu dúvidas relacionadas às notificações de análises e auxiliou na resolução de pendências e elaboração do CAR para pequenos produtores.

“Além de promover a validação do cadastro, possibilita ao produtor a chance de identificar, e caso seja do interesse dele prosseguir com a regularização dos passivos ambientais das propriedades rurais da região com a adesão ao Programa Permanente de Regularização Ambiental [PPRA]”, acrescentou.

CAR é um registro público eletrônico nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.