Jornal Correio Popular Notícia

2025/2026
Rondônia coordenará projeto ‘Rotas Integradas’ de turismo

Data da notícia: 2024-12-20 18:47:11
Foto: Daiane Mendonça /Arquivo Secom/Divulgação
Real Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques, um dos pontos turísticos mais visitados de Rondônia

O estado de Rondônia foi eleito, na quinta-feira (19), para coordenar o projeto Rotas Amazônicas Integradas (RAI), na região Norte, no biênio 2025/2026. Ele terá a responsabilidade de liderar as ações para o fortalecimento do turismo com foco no modelo sustentável, alinhado às diretrizes nacionais e demandas globais de preservação ambiental e valorização cultural.

O projeto Rotas Amazônicas Integradas, lançado em 2021, reúne um portfólio de produtos turísticos com os principais atrativos de cada estado, com divulgação em revistas, mapas, redes sociais, sites, feiras, congressos e demais eventos direcionados ao turismo. Participam da RAI os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins.

Por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), o governo de Rondônia tem investido em ações e projetos para impulsionar o desenvolvimento do turismo sustentável. A realização da ExpoTurismo 2024, em julho, em Porto Velho, gerou R$ 1,9 milhão em investimentos e movimentou aproximadamente R$ 4,7 milhões na economia local.

Com o projeto Rondônia tem Turismo, o governo pretende alcançar os 52 municípios, com a apresentação do projeto aos gestores municipais, a fim de fomentar e fortalecer o setor, para incentivar a prática turística, e despertar a população para as potencialidades, por meio de concursos, vídeos, folders e plataformas digitais.

O objetivo é impulsionar o turismo na Amazônia de forma responsável, promovendo o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, a preservação dos recursos naturais e o respeito às comunidades tradicionais. “A expectativa é que essa gestão estimule parcerias, atraia investimentos e potencialize o protagonismo da Amazônia como referência mundial em turismo sustentável”, frisou o superintendente da Setur, Gilvan Pereira Júnior.

Segundo ele, com a nova atribuição, o estado vai reforçar a posição como destino turístico emergente na Amazônia, investindo em estratégias que promovam o ecoturismo, valorização da cultura local e integração entre os estados da região Norte.

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.