Jornal Correio Popular Notícia

JI-PARANÁ
Ajuda emergencial fortalece à saúde do município

Data da notícia: 2025-01-06 19:00:46
Foto: CCS/Divulgação
O prefeito de Cacoal, Adailton Fúria, enviou uma ambulância, por 30 dias, e medicamentos

Após tomar posse, em 1º de janeiro, o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), saiu da solenidade e seguiu para verificar as condições de atendimento no Hospital Municipal Doutor Claudionor Couto Roriz (1º distrito) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Anna Beatriz Oliveira da Silva (2º distrito).

Com várias demandas emergenciais, o prefeito de Ji-Paraná solicitou apoio para enfrentar a falta de medicamentos essenciais, como dipirona, e suprimentos básicos, incluindo álcool em gel, seringas e luvas. Com ambulâncias quebradas e apenas uma funcionando.

Divulgadas em lives no Instagram, a situação das unidades públicas de saúde causou comoção nas pessoas e contou com doações de alimentos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), luvas da faculdade de medicina, insumos de empresários da cidade e do prefeito de Cacoal, Adailton Fúria (PSD), com o envio de uma ambulância, por 30 dias, e medicamentos e do prefeito de Cujubim, João Becker (União Brasil), com suprimentos e materiais hospitalares.

A solidariedade de outros municípios e empresários de Ji-Paraná, demonstram o compromisso e a união de gestores de Rondônia para superar desafios e garantir o atendimento à população. O prefeito Affonso Cândido destacou a importância dessa parceria e reafirmou o esforço da sua gestão para reestruturar a saúde pública da cidade.

“A Prefeitura de Ji-Paraná segue trabalhando para normalizar os serviços e reforça o pedido de apoio da comunidade. Toda ajuda é essencial para superar essa fase e construir uma saúde mais forte e eficiente”, destacou e agradeceu o apoio Affonso.


Pacientes encaminhados

Quatro pacientes foram encaminhados à Porto Velho para tratamento médico pela Prefeitura de Ji-Paraná, no domingo (5). A ação foi organizada pelo prefeito Affonso Cândido com o apoio do prefeito de Cacoal, Adailton Fúria,que vem auxiliando o município nas primeiras demandas urgentes da saúde.

O prefeito de Ji-Paraná, acompanhou o embarque dos pacientes, ao lado da secretária municipal da Saúde de Cacoal, Daisy Bruna Freitas de Santana, e agradeceu a ‘carona’ oferecida. As pessoas que realizam tratamento médico na capital rondoniense estão sem o apoio que tinham com o transporte por meio do Documento de Formalização de Demanda (DFD), suspenso desde novembro de 2024.

O DFD é a aquisição de passagens pelo município, sem custos aos pacientes, que assegura os direitos dos que estão em tratamento. Cândido informou que está tomando as devidas providências para que o serviço retorne o mais breve possível.

“Já demos celeridade para abrir o processo de passagens, por meio do DFD, para quem precisa ir até Porto Velho com o transporte custeado pelo município. Por enquanto, contamos com essa grande parceria do prefeito de Cacoal. Que essas pessoas viajem em paz e em segurança”, disse o prefeito.


Mobilização

Outras entidades e instituições também se organizaram e encaminharam mantimentos e materiais para atendimento e abastecimento das unidades de saúde. O Lions Clube, Maçonaria e Associação Comercial, Industrial de Ji-Paraná (Acijip) contribuíram para arrecadação e entrega também de medicamentos, suprimentos e até combustível para as ambulâncias. Entre os alimentos foram doados frango, carne, frutas e verduras para abastecer o hospital.

O prefeito ressaltou que a ação é um exemplo do poder e da união em momentos de dificuldade. Ele agradeceu a todos pelo apoio e que logo a situação estará em ordem, com os contratos e atendimentos normalizados.

“A Prefeitura reforça que o trabalho continua. O hospital ainda precisa de medicamentos e outros itens essenciais. Qualquer pessoa ou empresa que puder ajudar pode procurar a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), no 1º distrito. Cada doação faz diferença na vida de quem mais precisa”, finalizou Cândido.

Fonte: Gabriela Suematsu




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.