Jornal Correio Popular Notícia

CEREJEIRAS
Alunos de Ciências Biológicas realizam visita técnica em ETE

Data da notícia: 2025-01-08 09:11:37
Foto: Assessoria/Divulgação
Os alunos exploraram o funcionamento da ETE e dos sistemas de coleta seletiva de lixo da região

Acadêmicos do curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), campus Colorado do Oeste, realizaram uma visita técnica no município de Cerejeiras, que proporcionou a possibilidade de vivenciar uma experiência prática. No mês de dezembro, acompanhados pelo professor José Elias de Almeida, os estudantes das turmas BIO124, BIO123, BIO122 e BIO221 vivenciaram teoria e realidade ambiental. Eles exploraram o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e dos sistemas de coleta seletiva de lixo da região.

A visita iniciou na estação de captação de resíduos, onde os alunos aprenderam sobre os processos que antecedem o tratamento dos efluentes. Em seguida, foram conduzidos às lagoas de decantação, local onde ocorre a purificação dos esgotos por meio de processos biológicos e físico-químicos. Visitaram a estação de transbordo do lixo, uma estrutura essencial que impede o contato dos detritos com o solo, garantindo maior eficiência no manejo dos resíduos urbanos.
A programação também incluiu uma visita às instalações da Associação dos Catadores de Lixo de Cerejeiras (Assocer). Os acadêmicos observaram como ocorre a triagem, classificação e preparação do material reciclável para a comercialização junto às indústrias.

A atividade contribuiu ao proporcionar uma visão prática e aplicada dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além de entenderem a relevância do saneamento básico e da gestão de resíduos sólidos, para a saúde pública e a preservação ambiental, os futuros professores têm a oportunidade de refletir sobre como esses temas podem ser abordados de forma educativa em suas futuras práticas docentes.

O professor José Elias destacou a relevância da visita técnica para o desenvolvimento dos acadêmicos. “Essa experiência permite que os alunos compreendam, in loco, a complexidade dos processos de tratamento de esgoto e manejo de resíduos, consolidando conceitos ambientais e sociais fundamentais para sua formação como educadores e cidadãos conscientes”, comentou.

O curso possui foco principal nas atividades de magistério e com forte embasamento na práxis associada à educação profissional. Garante, assim, a formação de profissionais aptos à docência e às atividades correlatas da educação básica ou de outros níveis, conforme requerem as demandas no cenário da educação local e nacional.

Fonte: Assessoria/Ifro




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.