Jornal Correio Popular Notícia

VACINAÇÃO
Ações de prevenção contra covid-19 são ampliadas em RO

Data da notícia: 2025-01-08 18:42:16
Foto: Frank Nery/Secom/Divulgação
As medidas são fundamentais, no primeiro trimestre do ano, período que apresenta maior incidência de casos de doenças virais

O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), diante do aumento de casos de covid-19. As medidas são fundamentais, especialmente no primeiro trimestre do ano, período que historicamente apresenta maior incidência de casos de doenças virais, devido às condições climáticas da região amazônica.

O governo está mobilizando esforços para garantir que a vacinação esteja acessível a todos, com o reforço no abastecimento dos municípios com testes e vacinas. A vacina continua sendo a melhor defesa contra a covid-19. É fundamental que toda população complete o ciclo vacinal e mantenha as medidas de prevenção.

Segundo o diretor-geral da Agevisa, Gregório de Lima, o uso de máscaras em locais fechados e o isolamento em caso de sintomas gripais, ainda são medidas essenciais para conter a disseminação do vírus. “Além disso, a rede pública de saúde está equipada com testes de detecção da covid-19, que estão disponíveis gratuitamente para a população”, destacou.


IMUNIDADE EFICIENTE

De acordo com a Agevisa, desde 2021, as taxas de vacinação no estado apresentaram uma queda significativa. Mesmo mais de 1,3 milhão de doses iniciais terem sido administradas, menos de 24 mil pessoas retornaram para a terceira dose, deixando grande parte da população exposta a forma mais grave da doença. “A vacinação completa é essencial para garantir a imunidade adequada contra o vírus e evitar complicações severas”, enfatizou o Gregório de Lima diretor-geral da Agevisa.

Em meio a especulações sobre o surgimento de novas variantes, o diretor-geral da Agência, afirmou que não há evidências científicas confirmando a circulação de novas cepas em Rondônia. “Estamos monitorando continuamente a situação e seguindo os protocolos científicos mais recentes para garantir a segurança da população”, pontuou.


Entre os principais cuidados para manter a si e ao próximo protegido, estão:

Manter atualizado o calendário vacinal com doses de reforço
Higienizar as mãos
Cobrir boca e nariz sempre que tossir
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca
Em caso de sintomas gripais, usar máscara


Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.